LEGADO PROMISSOR
De saída, Emerson Baú avalia atividades desempenhadas na Seadi
Baú garantiu que a nova gestão reforçará as realizações iniciadas
em 30 de dezembro de 2022

Foto: Ascom/Seadi
"Em nossa gestão, entregamos implementos e tratores em todo o Estado, além da realização do maior projeto de produção na Agricultura Familiar", Emerson Baú

O secretário Emerson Baú, titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), está deixando a pasta do Governo do Estado para ocupar a superintendência do Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Roraima), a partir de janeiro de 2023.

Em sua despedida, Baú fez uma avaliação dos serviços realizados na Seadi e afirmou que o governo deixará projetos finalizados para o próximo mandato. “Hoje, concluímos um ciclo intenso de serviços prestados para a sociedade roraimense, deixando um legado de desenvolvimento inédito e promissor de novos cenários com a futura gestão”, explicou.

Ele conta que em março de 2022 iniciou a estruturação organizacional da Seadi buscando estruturar, monitorar e avaliar as políticas públicas estaduais relativas aos setores produtivos, atuando no fomento da agricultura, indústria, comércio regional e internacional, serviços e inovação com ênfase na geração de emprego e renda recorrentes ao desenvolvimento sustentável.

Em 2022, estou completando quatro anos de gestão pública, onde obtive um aprendizado imensurável. E uma vez aqui, percebi o quanto é necessário mantermos um esforço extraordinário para o desenvolvimento do Estado“, avaliou.

Na oportunidade, o secretário também agradeceu o empenho dos servidores e colaboradores da Seadi, que segundo ele, são pessoas que trabalham de forma ativa e precisa cumprindo o orçamento da pasta à risca. “Deixo na Seadi um corpo técnico sinergético construído nestes últimos dez meses em que juntos atuamos dando o melhor de si, cada um em seu ambiente organizacional, aferindo a solidez do comprometimento. Deus nos colocou nesse caminho. Assim, agradeço também ao nosso governador Antonio Denarium e a primeira dama Simone Denarium pela atuação sensível em favor do desenvolvimento do povo roraimense. Contudo, são passagens como esta que nos fortalece para encarar novos projetos em nossa vida”, reforçou.

AGRICULTURA FAMILIAR E DISTRITO INDUSTRIAL

Para Emerson Baú, a Seadi ainda tem muito por realizar em sua jornada de benefícios para os agricultores, principalmente, na Agricultura Familiar. “Em nossa gestão, entregamos implementos e tratores em todo o Estado, além do maior projeto de produção na Agricultura Familiar. Neste momento, a colheita de milho continua a todo vapor, além da atuação da equipe Seadi no Distrito Industrial assegurando títulos definitivos, bem como os negócios internacionais integrados com os mercados de fronteira, estabelecendo o fluxo da exportação de produtos também pela ampliação da economia regional”, destacou.

REALIZAÇÕES

Durante a gestão de Emerson Baú na Seadi, o secretário listou como ponto chave a integração da sociedade roraimense com o universo agro. “Nesse incessante período de trabalho realizamos diferentes serviços em favor do povo roraimense, destacando a Aprovação do ZEE-RR (Zoneamento Ecológico-Econômico); Ampliação dos Benefícios Fiscais aos produtores; Assistência Técnica por meio do Agro em Campo; Criação do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural); Regularização e Censo das empresas no Distrito Industrial; Crescimento da produtividade agrícola e atração de investimentos para Roraima; Tecnologia e Sustentabilidade com a criação da Fafer (Fundação de Amparo à Pesquisa); Estruturação e Evolução do Plano Roraima 2030; Novos acordos de exportação com a Caricom; Coordenamos a Expoferr 2022; Desenvolvemos o site da Seadi e o Calendário Agrícola de Roraima, entre outros projetos fundamentais de desenvolvimento. Temos orgulho dessa trajetória“, finalizou.