RORAIMA MAIS LEITE
Inovação, desenvolvimento e sustentabilidade na cadeia produtiva do leite
Confira as metas do projeto
Por Michel Sales
em 22 de maio de 2024

Foto: Google Imagens
A nova política pública regional busca fortalecer e estruturar a cadeia produtiva do leite

O Governo do Estado, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), está estruturando a cadeia produtiva do leite em Roraima, incentivando os produtores e setores privados a investirem no Estado de forma inovadora, dinâmica e sustentável através do Programa Roraima Mais Leite.

Segundo o secretário Marcio Grangeiro, a nova política pública regional busca fortalecer a cadeia produtiva do leite, fomentando o aumento do rebanho e da produção, a melhoria da qualidade e a competitividade dos produtos no mercado.

Com o Roraima Mais Leite, a meta principal do Governo de Roraima é promover o desenvolvimento sustentável do setor, aumentando a produtividade e a rentabilidade da produção, além de fortalecer a economia local beneficiando produtores, indústrias e consumidores”, comentou o titular da Seadi.

Dentre os objetivos do programa também são destaque o apoio à industrialização, a qualidade e sanidade, capacitação técnica, assistência técnica, promoção e marketing, melhoria da infraestrutura, estímulo à organização cooperativa, fomento à pesquisa e inovação.

Em consonância com o Plano Roraima 2030, o Programa Roraima Mais Leite também busca a efetiva melhoria da qualidade de vida e segurança alimentar da população roraimense”, reforçou Marcelo Hentges, coordenador técnico na Seadi.

METAS DO PROJETO

Em andamento:

•  Aquisição de 3 mil novilhas 1/2 sangue Girolando para melhorar a genética do rebanho;

Próximos passos:

• Melhoria das instalações nas propriedades, incluindo currais eficientes e sistemas de ordenhas modernos.
  • Fomentar a promoção de cooperativas e associações para facilitar a comercialização e negociar melhores preços para os produtores;
  • Estimular investimento em tecnologias de manejo, nutrição e melhoramento do rebanho;
  • Promover cursos e treinamentos para capacitar produtores, garantindo práticas sustentáveis e maior produtividade.