O Programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, entrevistou o secretário Marcio Grangeiro, no último domingo, 9. Durante a entrevista, o titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) discutiu a infestação de lagartas que vem afetando pastagens no estado, além de abordar as previsões para a Safra de Grãos de 2024.
LAGARTAS NA LAVOURA
“Esse é um problema que se intensificou no último mês e está causando grandes prejuízos. A severidade do último verão causou a secagem das pastagens e o gado consumiu o capim sem que houvesse rebroto natural, prejudicando o manejo das áreas de pasto. Além disso, as queimadas, especialmente na região centro-norte do estado, onde são mais frequentes, agravaram a situação. Contudo, a seca e as queimadas reduziram os inimigos naturais das pragas e a própria vegetação, criando um ambiente ideal para as lagartas. Com a chegada das chuvas e o rebrote das plantas, as lagartas encontraram um ambiente propício e proliferaram com voracidade, agravando o problema com a presença do gado. Em resposta a essa situação crítica, o governador determinou que medidas urgentes fossem tomadas para reverter o cenário. E combater a lagarta é um passo essencial, mas não é o único desafio, pois também estamos enfrentando problemas com percevejos e cigarrinhas que se tornam mais prevalentes nesta época do ano”.
CULTURA DE GRÃOS
“Acreditamos que a área de soja não aumentará em relação ao ano passado, pois o preço do milho melhorou, levando muitos produtores a optar pelo plantio de milho. Essa mudança é uma rotação natural e necessária para o cultivo de grãos, beneficiando a produtividade. No entanto, conversando com as empresas fornecedoras de insumos, espera-se uma expansão de até 5 mil hectares em novas áreas. Assim, Roraima deverá totalizar 120 mil hectares de soja em 2024, além de superar 20 mil hectares de milho”.
ACOMPANHE A INTEGRA DA ENTREVISTA