SUSTENTABILIDADE
Secretário destaca crescimento agropecuário regional e levanta os desafios climáticos de 2024
Por Michel Sales
em 5 de março de 2024

Compartilhe

Foto: Ascom/Seadi
Marcio Grangeiro e Lucas Willame

Durante entrevista ao telejornal Bom Dia Roraima desta terça-feira, 5, o secretário Marcio Grangeiro, titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), ressaltou as políticas públicas fomentadas pelo Governo de Roraima criando condições de autonomia para o setor produtivo regional.

Andando com as próprias pernas

Com segurança jurídica e regularização ambiental, os produtores conseguem promover mais investimentos, gerando emprego e renda, ajudando o Estado a desenvolver”.

Sucesso produtivo

Nos últimos anos, o bom regime pluviométrico em Roraima, além dos investimentos mobilizados no setor primário tem favorecido a ampliação produtiva regional. Enquanto, saímos em 2018 de 38 mil hectares de grãos para 128 mil hectares somente de soja, totalizando em torno de 150 mil hectares de áreas plantadas em todo o Estado. E tudo isso trouxe novos investimentos, conhecimento e tecnologia, assegurando crescimento econômico regional”.

Perspectivas 2024

Para esse ano, nossa expectativa é ampliarmos alguns setores, onde além dos grãos, devemos trabalhar ainda mais com a pecuária e a irrigação, por exemplo, avançando, sobretudo, com auxílio tecnológico, buscando minimizar os altos custos com a produção. Nesse intuito, investidores de outros Estados, bem como da Caricom (Mercado Comum e Comunidade do Caribe), também têm acompanhado de perto o cenário local, observando o trabalho do Governo de Roraima relacionado com a Agricultura Familiar e demais políticas públicas que favorecem a sustentabilidade”.

Inverno

A diversificação das culturas de plantio em Roraima é uma possibilidade bastante viável para os produtores em nosso Estado, onde a safra de milho, por exemplo, deverá ser ampliada nesse ano, considerando custos e benefícios diversos. Contudo, referindo a produção agropecuária, estimamos um crescimento de 5% a 10%, também em decorrência da área irrigável, onde hoje contamos com 14 ou 15 mil hectares de áreas irrigáveis suprindo os cultivos de hortaliças, frutas e demais produtos”.

Investimentos

“O Governo de Roraima tem mobilizado diversos investimentos no setor primário, fomentando a Agricultura Familiar e Familiar Indígena por meio da Seadi, Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Desenvolve Roraima (Agência de Financiamento Econômico) e demais órgãos estaduais que compõem o Eixo de Desenvolvimento Sustentável do Plano Roraima 2030. Hoje, temos algo em torno de 140 milhões a serem investidos nas atividades agropecuárias, além dos convênios de emendas parlamentares somando em torno de 100 milhões. E tudo isso para que os agricultores possam aumentar sua produtividade, também minimizando os efeitos sobre o meio ambiente e a pressão para abertura de novas áreas. Na Pecuária, o Governo do Estado tem estruturado ainda projetos importantes  focando o melhoramento das pastagens, a criação de suínos, caprinos, aves e produção de leite, garantindo uma nova alternativa de renda para os pequenos produtores, também fortalecendo os setores estratégicos industriais, além da conexão com os mercados globais”.