O Governo de Roraima, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), firmou uma parceria com o Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), alinhando projetos específicos que beneficiarão ainda mais os pequenos produtores do Estado.
“O desafio é impulsionar o agronegócio em Roraima coordenando trabalhos correlatos, unificando esforços estratégicos para a produção primária, visando assistência técnica, capacitação, menos desperdício de recursos e mais lucratividade com o manejo rural”, destacou Max Fraga, coordenador de Competitividade Industrial e Comercial da Seadi.
Para o secretário Márcio Grangeiro, o alinhamento entre a Seadi e o Sebrae objetiva o aprimoramento de resultados das ações do campo pelo manejo produtivo. “O Governo de Roraima vem trabalhando ativamente com novas políticas públicas que projetam o Estado com crescimento econômico. E esta parceria da Seadi com o Sebrae, onde também atuará o Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), é mais uma concretização deste esforço com a sustentabilidade regional e o mercado consumidor”, reforçou o titular da Seadi.
O superintendente do Sebrae-RR, Emerson Baú, avaliou o alcance de novas metas pela qualidade de vida da população roraimense. “Os pequenos produtores rurais em nosso Estado vem assegurando o sustento familiar e conquistando também espaço no mercado interno e externo escoando seu excedente produtivo. Nessa perspectiva, a Seadi e o Sebrae estão articulando novos projetos que vão garantir ainda mais motivação para a tomada de decisões estratégicas de gestão empreendedora visando mais segurança e renda familiar”, comentou.
O coordenador de Desenvolvimento Agroambiental, Marcelo Hentges, também salientou a importância da parceria visando a complementação das ações do Governo do Estado. “O Sebrae-RR deverá atuar na capacitação dos produtores, reforçando as metodologias inseridas na gestão do agronegócio. Com isso, o agricultor familiar poderá certificar mais conhecimentos, promovendo ainda mais sustentabilidade em seu ambiente econômico. E este é um dos maiores objetivos do Governo de Roraima, tornar a Agricultura Familiar uma referência de sucesso do agronegócio”, concluiu.
PROJETOS ALINHADOS
Dentre os projetos em andamento, são destaque: o Incentivo a bovinocultura leiteira, polos olerícolas, suinocultura, piscicultura, extrativismo no Baixo Rio Branco, apoio à avicultura artesanal da agricultura familiar e a implantação de laboratório para análise de solos.
Ainda inseridos neste alinhamento estão o projeto de grãos, a consolidação da cadeia produtiva cacaueira no Sul do Estado, o fortalecimento da apicultura e fruticultura, também a aplicação do sistema integrado 4 em 1, a partir da utilização do kit de irrigação para pequenas áreas, que integra quatro culturas em uma mesma zona, aplicando as técnicas de irrigação, fertirrigação, consorciação, sucessão e rotação, proporcionando diversos benefícios para a produtividade.