O Governo de Roraima, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) tem alinhado com o Instituto Federal de Roraima (IFRR) novas possibilidades de desenvolvimento agrícola e agroindustrial, objetivando o aumento e a qualidade da produtividade e gestão dos processos de produção de alimentos.
Durante reunião com o secretário Emerson Baú, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Sivaldo Silva, reforçou a possibilidade de uma parceria do IFRR com o Governo do Estado para a utilização de um selo artesanal na Agricultura Familiar.
“Os laboratórios do Instituto podem conceder um selo artesanal para as famílias rurais que lidam com produtos in natura e minimamente processados oriundos da Agricultura Familiar. Esse projeto é inovador e já vem sendo implantado pelo IFRR no projeto Cooperativa Escola”, destacou o pró-reitor.
O professor Sivaldo reforçou que a parceria para a certificação do selo artesanal poderia ser realizada em um curto prazo junto ao governo. “O Instituto possui laboratórios de excelência e pode fornecer o selo artesanal. Além disso, temos outros projetos que também incluem o desenvolvimento da agroindústria e precisam de apoio governamental”, destacou.
Para o coordenador Marcelo Hentges, o trabalho do IFRR com a formação de cooperativas escolas é primaz fomentando o setor produtivo, além do respaldo do selo artesanal garantindo economia para a produção agrícola e agropecuária advinda da Agricultura Familiar. “Nesse apoio, o Governo de Roraima reforça a frente expressiva da produção diversa do estado e que precisa ser comercializada com certificação vistoriada e segura”, reforçou.
O secretário Emerson Baú destacou o esforço do Governo do Roraima investindo em estudos e pesquisas que impulsionam a economia rural, promovendo educação, trabalho, tecnologia e renda. “Nossa parceria com o Instituto Federal objetiva beneficiar toda a polução roraimense. O IFRR conta com mais de seis mil alunos e boa parte deles são de comunidades rurais, estudantes dos campi de Novo Paraíso, Amajari e Bonfim. Ou seja, o envolvimento agrícola do IFRR com a Seadi é potencialmente enorme com o empreendedorismo”, avaliou o secretário.
Para o governador Antonio Denarium, as parcerias do Governo do Estado com as instituições de ensino e pesquisa aprimoram as possibilidades do saber e do crescimento econômico. “A descoberta de novos conhecimentos é uma constate na nossa evolução. Por isso, é importante para o Estado caminhar junto das instituições educacionais que referem novas tecnologias e que precisa de apoio para consolidar o conhecimento e fazer a população prosperar”, concluiu.