AGRICULTURA FAMILIAR
Programa Roraima Mais Leite entrega 90 novilhas em Caroebe
Até o momento, já foram distribuídas 360 matrizes da raça girolando
Por Michel Sales
em 8 de outubro de 2024

Compartilhe

Foto: Ascom Seadi
Evento ocorreu na Fazenda Novo Horizonte

Em ação voltada ao desenvolvimento da cadeia produtiva do leite, o Governo de Roraima realizou nesta terça-feira, 8, a entrega de 90 novilhas prenhes a 18 famílias no município de Caroebe, região Sul do Estado. A iniciativa faz parte do Programa Roraima Mais Leite, que busca fomentar a produção leiteira regional.

O evento ocorreu na Fazenda Novo Horizonte, localizada na vicinal 34, Km 5, e reuniu produtores rurais e servidores estaduais ligados às secretarias que integram o Eixo de Desenvolvimento Sustentável do Plano Roraima 2030.

Durante a cerimônia, o secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Marcio Grangeiro, enfatizou o objetivo da iniciativa. “Estamos fortalecendo a bacia leiteira em Roraima, adquirindo novilhas da raça girolando, meio sangue e prenhes, para aumentar a produção local. Esses animais estão sendo entregues a produtores que atendem ao perfil do programa, capacitando-os para cuidar da gestação, ordenar, beneficiar o leite e garantir a segurança nutricional e alimentar para suas famílias”, explicou o titular da Seadi.

O governador Antonio Denarium também reforçou novos detalhes do programa para os pequenos produtores. “Estamos trabalhando em um projeto também com a Aderr para criar um selo de certificação estadual. Isso permitirá que os pequenos produtores possam produzir e comercializar queijos, iogurtes e outros derivados do leite, agregando valor ao produto e gerando mais renda para as famílias”, afirmou Denarium.

Luciléia Sousa, uma das beneficiadas, expressou sua gratidão pelo programa. “É difícil descrever a alegria que estamos sentindo. Esse projeto traz uma nova oportunidade para minha família, oferecendo um futuro mais promissor”, comemorou.

O presidente do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marcelo Pereira, destacou o processo de seleção dos produtores. “Realizamos uma avaliação criteriosa para identificar aqueles que se encaixam no perfil do programa. Esta já é a terceira entrega de novilhas na região Sul, beneficiando 18 famílias. E além da pecuária, o Governo de Roraima também tem realizado projetos de produção de grãos, cacau e mandioca nesta área, fortalecendo ainda mais a agricultura familiar e a economia local”, concluiu o titular do Iater.

OBJETIVOS

Atualmente, o governo está em processo de aquisição de 3 mil novilhas meio-sangue Girolando para aprimorar a genética do rebanho. O programa também tem como objetivos principais apoiar a industrialização, garantir a qualidade e sanidade dos produtos, oferecer capacitação e assistência técnica, promover marketing, melhorar a infraestrutura, incentivar a organização cooperativa, além de fomentar a pesquisa e a inovação no setor.

ADESÃO

Os pequenos produtores interessados em aderir ao Programa deverão contatar os especialistas do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) para formalizar sua inscrição e agendar uma visita, a fim de avaliar os critérios necessários para a produção.

Em junho passado, em Rorainópolis, o governo realizou a entrega de 90 novilhas, beneficiando 18 famílias das regiões de São João da Baliza e São Luiz do Anuá. Até o momento, já foram distribuídas 360 matrizes da raça girolando, beneficiando 72 famílias, promovendo maior sustentabilidade e fortalecendo a economia de pessoas que vivem e produzem no campo.

Avanços na Agricultura Familiar em Caroebe, Roraima

O Governo de Roraima promoveu ações importantes para fortalecer a agricultura familiar na região de Caroebe e em todo o estado. Até o momento, foram plantados 104 hectares de milho e 205 hectares de cacau, totalizando 750 hectares de cacau em toda a região sul. Além disso, foram cultivados mais 30 hectares de mandioca, e 49 casas de farinha foram instaladas para o beneficiamento dessa produção.

No âmbito estadual, mais de mil casas de farinha já foram entregues aos pequenos produtores, facilitando o processamento de alimentos e agregando valor à produção agrícola. Para apoiar a infraestrutura e o desenvolvimento da agricultura familiar, o governo entregou 2 caminhões e cinco patrulhas mecanizadas, equipadas com tratores, grades aradoras, niveladoras, carretas agrícolas e outros implementos.

O setor também conta com 210 cadastros ativos de agricultores familiares e 109 contratos firmados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Além disso, o governo, por meio da Desenvolve Roraima, destinou mais de 26 milhões de reais em financiamentos a produtores locais.

No enfrentamento dos desafios causados ​​por pragas e estimativas, foram distribuídas 100 toneladas de sementes de capim, com 40 quilos para cada agricultor familiar, gerando a recuperação de áreas degradadas e pastagens. O governo também liberou 600 créditos emergenciais para a agricultura familiar.

Em todo o estado, já foram cultivados 3.500 hectares com culturas diversificadas, como milho, feijão, mandioca e macaxeira, fortalecendo a produção e a segurança alimentar das famílias rurais.

Pular para o conteúdo