AGRICULTURA FAMILIAR
Patrulha mecanizada atende pequenos produtores rurais no Estado
Em Roraima, já foram plantados mais de 15 mil hectares de milho
Por Michel Sales
em 28 de maio de 2022

Compartilhe

Foto: Ascom/Seadi
O Governo do Estado tem investido bastante no campo para a evolução da vida rural

A mecanização agrícola tem revolucionado o agronegócio mundial, potencializando a economia das famílias do campo e das cidades diante do aumento expressivo da produtividade. Dentre alguns avanços se destacam: maior rapidez do plantio e colheita, facilidade para o manejo e manutenção das lavouras, além da padronização de diferentes processos agrícolas.

Segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entre tratores, semeadeiras, colheitadeiras e adubadeiras, o Brasil conta com mais de 2 milhões de máquinas, número que cresceu nos últimos três anos.

Em Roraima a situação não é diferente, o Governo do Estado, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), tem investido bastante no campo para a evolução da vida rural. Estão sendo injetados recursos na mecanização, tecnologias que ampliam as colheitas, acelerando o ritmo de escoamento da produção, visando também a sustentabilidade do trabalho sem sobrecarregar o agricultor, além da preservação da natureza.

Somente em 2022, já foram investidos apenas pela Seadi R$ 49.856.345,00 na compra de equipamentos agrícolas, como tratores, grades aradoras e niveladoras, distribuidor de calcário, plantadeira de grãos, caixas individuais para sementes, pulverizadores, roçadeiras acopladas no trator, carretas agrícolas, perfurador de solo, enxadas e batedeira de cereais.

Para o secretário Emerson Baú, a motorização e o trabalho mecânico no campo se destacam entre as eficiências da produtividade. “As máquinas e implementos agrícolas são fatores importantes nas propriedades rurais, representando investimentos na operação agrícola e apoio na lucratividade do produtor”, ressaltou.

O governador Antonio Denarium reforçou que a mecanização e a tecnologia são instrumentos importantes na agricultura. “Os serviços do campo também exigem correlacionar dados e análises, a fim de melhorar as aplicações e eficiência das máquinas, promovendo a segurança da produtividade”, afirmou.

 

Agricultor fala sobre investimentos

 

No município do Cantá, o mecânico Reginaldo Dias tem percebido in loco a satisfação dos agricultores com a motorização favorecendo a renda das famílias rurais. “Tem sido gratificante observar a felicidade no olhar de cada produtor. A patrulha mecanizada tem chegado às propriedades para trabalhar nos terrenos, transformando áreas inférteis com a incorporação de insumos, potencializando matéria orgânica para o plantio de grãos. E uma vez na roça, a gente colabora com todos que precisam de reforço mecânico, seja com regulagem ou troca de peças, o nosso trabalho é com a produtividade rural”, pontuou.

Reginaldo também enfatizou que a esperança do agricultor roraimense é ver sua lavoura consolidada. “Nos últimos meses, tenho percorrido todo o Estado trabalhando na Agricultura Familiar, sendo testemunha do empenho do Governo que está proporcionando mecanização, adubação, plantio, colheita e renda, garantindo prosperidade aos produtores rurais por meio do Projeto de Grãos, impulsionando a produtividade no Estado para os próximos anos”, concluiu.

Na Serra Grande II, a produtora de milho Fátima Viana frisou que o programa de grãos tem funcionado ativamente beneficiando as famílias rurais da região. “Nunca havíamos recebido um suporte tão funcional do Governo em gestões anteriores. Agradecemos o empenho do Estado agindo em parceria também com as demais prefeituras na Agricultura Familiar”, disse.

O secretário Baú concluiu que o milho é uma cultura que vem crescendo significativamente em Roraima nos últimos anos. “Em todo o Estado, já foram plantados mais de 15 mil hectares de milho. Com isso, o Governo vem fortalecendo cada vez mais a cultura do grão, que além de seu valor agregado tem fundamental importância na geração das cadeias produtivas, sendo base alimentar para aves, peixes e porcos, por exemplo. E essa possibilidade também destaca ativamente a Agricultura Familiar inserida no mercado, promovendo trabalho e renda”, finalizou.