Uma finalista da etapa nacional e outra da etapa estadual da 5ª edição do Programa Jovens Líderes do Agro, promovido pela Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), foram destaques na Exposição-feira Agropecuária de Roraima (Expoferr), realizada entre os dias 14 e 18 de novembro na cidade de Boa Vista. Eduarda Franco e Lorena Targino, representantes do CNA Jovem, apresentaram suas iniciativas no evento, que contou com mais de 500 mil visitantes.
As jovens expuseram pela primeira vez na Expoferr, dando visibilidade aos produtores atendidos pelas iniciativas e mostrando a liderança trabalhada dentro do CNA Jovem. “A atitude das meninas de apresentarem suas iniciativas na feira demonstra como o programa as engajou na liderança empreendedora. Nós do Senar Roraima estamos muito felizes em testemunhar o desenvolvimento delas e suas conquistas beneficiando os pequenos produtores de Roraima. Elas são verdadeiras líderes do agro em nosso estado”, explicou a superintendente do Senar Roraima, Amanda Lia.
Iniciativas
Quatro marcas de café produzidas pela comunidade indígena Kauwê, localizada no município de Pacaraima, no norte do estado, fazem parte da iniciativa “Café 360” trabalhada pela finalista nacional do CNA Jovem, Eduarda Franco. Projeto que foi apresentado durante três dias na Expoferr. Quem visitou o estande pode conhecer as marcas e adquirir os tipos de cafés produzidos de forma agroecológica pela comunidade.
Para Eduarda, participar da Expoferr foi um diferencial dentro do Café 360 e aumentou a visibilidade e as vendas dos produtores. “Um diferencial dentro da iniciativa foi os produtores terem participado da Expoferr, uma das maiores feiras que a gente tem no estado de Roraima, na qual eles tiveram um volume de vendas bem significativo, além de conseguirem trazer visibilidade para a comunidade e para as marcas”.
Eduarda, também, ressalta como o momento foi especial, “Já trabalho há mais de um ano com esses produtores e foi muito significativo fazer com que eles tenham essa visibilidade, este momento de fala. É uma semente que foi plantada há um tempo e hoje está dando os frutos. Então, é muito bom e especial acompanhar e ver”.
Outra iniciativa do programa de liderança do CNA que foi destaque na Expoferr, é a “Pró Ovinos” realizada por Lorena Targino, finalista da etapa estadual da 5ª edição do CNA Jovem. Lorena trabalha com produtores de ovinos em Roraima e levou ao estande “Pró Ovinos”, no parque de exposições, uma programação repleta de atividades.
“Foram cinco dias de programação onde tivemos palestras técnicas, roda de conversa sobre a criação comercial de ovinos e a degustação de carne ovina, preparada por um chefe árabe. O objetivo da degustação foi mostrar à população como a carne ovina pode ser preparada de diversas formas”, comentou Lorena.
A participação na Expoferr contemplou um dos objetivos da Pró Ovinos. “A iniciativa é trabalhada em três frentes: união dos produtores, fator técnico dentro da produção e contato com o público. Com a Expoferr, a produção de ovinos teve uma boa visibilidade e as pessoas puderam entender nossa intenção que é estimular os produtores e apresentar o potencial da carne ovina”, disse.
Programa Jovens Líderes do Agro
O CNA Jovem é um programa nacional voltado para jovens entre 22 e 30 anos com formação técnica ou superior no setor do agronegócio. Desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e executado pelo Sistema Faerr/Senar, o programa encontra-se em sua quinta edição e é dividido em três etapas: estadual, a distância e nacional.
A etapa estadual em Roraima foi concluída em setembro e a nacional finaliza no início de dezembro, em Brasília. Nesta edição, o estado de Roraima tem três finalistas.