DIA NACIONAL DO CAFÉ
Metade dos roraimenses amam café e a outra metade também
Roraima vem iniciado na produção de café, incorporando características regionais, buscando espaço no mercado
Por Michel Sales
em 24 de maio de 2022

Compartilhe

Foto: Imagens Google
Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo

Acordar cedo e tomar aquele cafezinho é uma rotina básica na vida de milhares de brasileiros que amam consumir a bebida. A cada ano, a mania de tomar café segue em ritmo ascendente no país, segundo dados da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café).

Em 2021, o consumo interno da bebida registrou crescimento de 21,2 milhões de sacas entre novembro de 2019 e outubro de 2020, representando uma alta de 1,34% em relação ao período anterior, que considerou dados de novembro de 2018 a outubro de 2019”, revelou a pesquisa.

Os números destacam o Brasil como segundo maior consumidor de café do mundo. E esse bom desempenho na mesa do consumidor impacta diretamente nas indústrias, que registraram um crescimento de 2,19% no período.

Correndo a favor dos bons ventos, Roraima vem iniciado na produção de café, incorporando características regionais, buscando espaço no mercado. “Em nosso estado, o café é uma cultura que está sendo iniciada em algumas comunidades indígenas ainda com pequena escala de torrefação local. E diante do potencial de plantio, com demanda elevada e valores agregados, o Governo do Estado tem incentivado a produção do café também na Agricultura Familiar”, comentou o secretário da Seadi, Emerson Baú.

Para o designer Salomão Santos, as rotinas do dia só fluem melhor após o café da manhã. “O café é um costume na minha vida. E um bom dia começa mesmo com um bom café. Depois, não preciso de mais nada para ser feliz, pois o café me traz serenidade e paciência para todas as horas”.

O governador Antonio Denarium também é um apreciador do café. “Como um bom brasileiro, começo o dia tomando aquele cafezinho. E hoje, Dia Nacional do Café, não poderia ser diferente. Mas o que a maioria não sabe é que o nosso estado possui um polo cafeeiro. Isso mesmo, Roraima também planta café“, destacou.

Em 2021, quatro municípios foram atendidos com o “Polo Cafeeiro” com cafés do grupo arábica, sendo eles: Uiramutã, Pacaraima, Normandia e Amajarí. A meta é desenvolver o plantio do café nos 15 municípios de Roraima.