DESENVOLVIMENTO
Novos equipamentos agrícolas vão fortalecer Agricultura Familiar e Indígena em Roraima
Ao todo, 10 municípios foram contemplados
Por Michel Sales
em 30 de agosto de 2024

Compartilhe

Foto: Ascom Seadi
Evento contou com a presença de representantes de associações e cooperativas

Em Boa Vista, durante solenidade na praça do Centro Cívico, nesta sexta-feira, 30, o Governo de Roraima, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), entregou 23 tratores e implementos agrícolas destinados a beneficiar produtores rurais da Agricultura Familiar e Indígena.

Além da capital, os itens serão utilizados nos municípios de Alto Alegre, Amajari, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Mucajaí, Normandia, Rorainópolis, São João da Baliza e Uiramutã.

O evento contou com a presença de autoridades públicas, bem como de representantes de associações e cooperativas, que vivenciaram as iniciativas de desenvolvimento sustentável promovidas pelo Governo do Estado nos últimos anos.

O investimento de hoje inclui recursos do governo estadual e emendas parlamentares, destinados à produção de alimentos pela Agricultura Familiar roraimense. E entre os maquinários entregues estão tratores, enxadas rotativas, arados e plantadeiras de mandioca”, destacou o governador Antonio Denarium.

A solenidade também contou com a participação de representantes do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), da Sepi (Secretaria dos Povos Indígenas) e demais secretarias que integram o Eixo de Desenvolvimento Sustentável do Plano Roraima 2030.

O secretário Marcio Grangeiro avaliou a iniciativa, “Ações como essas impactam diretamente a verticalização da produção regional, aproveitando a eficiência da mecanização. Isso não apenas fortalece o trabalho no campo, mas também impulsiona a economia de setores estratégicos da agricultura familiar”, reforçou o titular da Seadi.

A presidente da Associação dos Produtores Rurais da Vicinal 6, em Caroebe, expressou sua satisfação: “Hoje estamos muito felizes com o trator e os equipamentos agrícolas que recebemos. Esses recursos serão fundamentais para aumentar ainda mais nossa produção de grãos, melhorando a renda e a qualidade de vida da nossa comunidade rural“, concluiu Arlete Gobbi.

 

CONJUNTOS DE MAQUINÁRIOS ENTREGUES

Alto Alegre (4) – Amajari (2) – Boa Vista (3) – Cantá (2) – Caracaraí (1) – Caroebe (1) – Mucajai (2) – Normandia (1) – Rorainópolis (3) – São João da Baliza (1) – Uiramutã (3).

 

INSTITUIÇÕES BENEFICIADAS

Alto Alegre: Associação Comunitária Coração Alegre; Associação dos Produtores Agricultores Rurais da Região Do Au-Au do Município de Alto Alegre (Apatraua-Rr); Prefeitura de Alto Alegre. Amajari: Prefeitura do Amajari. Boa Vista: Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico (União do Vegetal); Cooperativa Agropecuária dos Cinco Polos; Cooperativa Agropecuária Nova Amazônia (Coopana).

Cantá: Associação dos Agricultores Familiares do Projeto Seringueira (Vila São José); Associação dos Pequenos Produtores e Produtoras Rurais Extrativistas da Agricultura Familiar e Pecuária dos Projetos Pau Brasil e Pau Rainha – Aspecon (Vila União); Caracaraí: Prefeitura de Caracaraí. Caroebe: Associação dos Produtores Rurais da Vicinal 6.

Mucajaí: Associação Nova Esperança; Sindicato dos Trabalhadores Agricultores e Agricultoras Rurais do Município de Mucajaí. Normandia: Prefeitura de Normandia. Rorainópolis: Prefeitura de Rorainópolis; Associação dos Produtores Rurais da Vicinal Trairí, BR-174 Rio dos Peixes do Município de Rorainópolis.

São João Da Baliza: Prefeitura de São João da Baliza. Uiramutã: Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima. Comunidades Indígenas Atendidas: Monte Moriá II, Santa Creuza e Canavial.