O Parque de Exposições Dandãezinho já está sendo preparado para receber a Expoferr 2022 – 41ª Exposição-Feira Agropecuária de Roraima. O maior evento de negócios da tríplice fronteira será realizado de 11 a 16 de novembro trazendo uma intensa programação comercial, cultural, educacional e tecnológica, tudo voltado para a expansão do agronegócio regional dentro de um complexo com mais de 240 mil m².
“Os serviços de capina, remoção de entulhos, pintura, manutenção elétrica, hidráulica e demais reparos necessários já estão sendo feitos no Dandãezinho, instigando ainda mais a nossa expectativa para a realização da Expoferr 2022, um importante evento e muito aguardado pela população roraimense, objetivando, sobretudo, a ampliação econômica regional”, destacou a coordenadora Angelita Vogel.
O processo de revitalização do parque é uma parceria entre a Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Cerr (Companhia Energética de Roraima) e Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura). “Todo o complexo do Dandãezinho está recebendo um reforço também em sua infraestrutura no intuito de garantir mais segurança ao público e o sucesso dos negócios tri-fronteiriços que tanto a Expoferr oportuniza”, reforçou Emerson Baú, titular da Seadi.
A programação da Expofer 2022 inclui cursos, palestras, mostras de maquinários agrícolas, leilões, shows, rodeios, provas equestres, rodadas de negócios, sustentabilidade, inovação, entre outras atividades que potencializam a produtividade em Roraima.
Para o governador Antonio Denarium, a Expoferr ainda insere uma gama de experiências tecnológicas, inovação e sustentabilidade. “A Expoferr é um grande evento voltado para quem produz e investe buscando ampliar as fronteiras de mercado e encontrar novas linhas de créditos para tornar o ambiente de negócios mais otimista e produtivo diante do impacto tecnológico, da inovação e sustentabilidade”, concluiu.
CIRCUITO DE ARRANCADAS
A Arra (Associação Roraimense de Automobilismo) tem utilizado as dependências do Parque Dandãezinho nas etapas do Circuito de Arrancadas. Segundo Diosnei ‘Neizão’ Rodrigues, presidente do Arra, “O Dandãezinho é um espaço público emblemático para o povo roraimense e necessita de uma periodicidade de atividades culturais, esportivas, lazer, diversão e serviços. Com o Circuito de Arrancadas, estamos promovendo entretenimento familiar, adaptando o espaço com as categorias de motos e carros, trabalhando com legalidade, credibilidade e segurança esportiva, colaborando, sobretudo, com a manutenção do local”, destacou.
DANDÃEZINHO
O roraimense João Alves dos Reis, popularmente conhecido por ‘Dandãezinho’, foi um grande fazendeiro criador de gado e cavalos. Ele viveu de 1907 a 1992, teve pais cearenses, mas foi criado por seu tio ‘Dandãe’, João Evangelista de Pinho, de quem herdou o apelido ‘Dandãezinho’.
O fazendeiro foi casado com a dona ‘Vivi’, Elvira Fonseca Silva dos Reis. O casal não teve filhos, mas adotou Reinaldo e Sônia. Após sua morte, o Governo de Roraima denominou o atual e moderno Parque de Exposição-Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr) como ‘Parque de Exposição Dandãezinho’, instalado na região do Monte Cristo, BR-174/Norte.
SERVIÇO
Expoferr 2022
Dias 11 a 16 de novembro
Parque de Exposições Dandãezinho
Monte Cristo, Boa Vista