AGRO EM RR
Governo inicia levantamento agropecuário
Em 2022, somente com o plantio da soja, mais de 100 mil hectares foram plantados no Estado
Por Michel Sales
em 5 de junho de 2023

Compartilhe

Foto: Daniel Popov
Relatório de Grãos do ano passado sintetizou os resultados da produção de arroz, milho e soja

O Governo de Roraima, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) começou nesta segunda-feira, 5, o levantamento agropecuário de 2023 em todo o Estado. Na avaliação, serão atualizados os dados sobre a produção de grãos: soja, milho, arroz, feijão, bovinocultura, piscicultura, além de áreas plantadas, quantitativo de produtores, entre outros fatores.

Nossa estimativa é justificarmos mais uma vez o aumento da produtividade em Roraima, estimando, dessa vez, a visitação de mais 230 propriedades de grandes e médios produtores. O relatório final deverá sair já nos próximos meses apresentando os novos números do desenvolvimento rural regional”, comentou o engenheiro agrônomo Vanderson Mesquita.

Em 2022, somente com o plantio da soja, mais de 100 mil hectares foram plantados, correspondendo um crescimento significativo de 42,6% em relação a 2021. Quanto à perspectiva para a cultura do grão em 2023, o diagnóstico técnico prevê o aumento da área de lavoura em 21,2%, com produtividade média de 59,7 sacas por hectare de soja.

O Relatório de Grãos do ano passado sintetizou os resultados da produção de arroz, milho e soja, identificando os municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Iracema e Mucajaí como os principais produtores de grãos, concentrando grandes propriedades e o agronegócio empresarial”, reforçou o coordenador Marcelo Hentges.

Para o secretário Márcio Grangeiro, a atualização dos dados sobre a produção regional é um trabalho importante desenvolvido anualmente pelo Governo do Estado. “Nos últimos anos, Roraima vem crescendo economicamente, apresentando resultados estimulantes para grandes investimentos, principalmente, na cadeia produtiva”, concluiu o titular da Seadi.