SEGURANÇA ALIMENTAR
Moderna Feira do Passarão vai beneficiar agricultores e comunidade local
Novo prédio oferecerá ampla variedade de produtos
em 26 de julho de 2024

Foto: Secom-RR
Espaço histórico, que faz parte do comércio local, a Feira do Passarão garante emprego e renda para o povo roraimense

O Governo de Roraima, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), inaugurou nesta sexta-feira, 26, a Feira do Passarão, localizada na avenida Ataíde Teive, bairro Caimbé, em Boa Vista.

Completamente modernizado, o novo prédio passa atender novamente a população roraimense oferecendo uma ampla variedade de produtos e alimentos num espaço interno de 2.438 m², área de carga e descarga de 785 m², área frontal com 400 m² e área lateral medindo 800 m², totalizando 4.423 m².

Segundo o governador Antonio Denarium, foram investidos 10,7 milhões de reais em subsídios governamentais para a reconstrução da Feira do Passarão. “Este investimento apoia a infraestrutura pública voltada para agricultores, comunidades rurais e associações, promovendo ações que aumentarão a produção, melhorarão a qualidade dos produtos agropecuários e facilitarão a comercialização”, destacou.

O QUE TERÁ NA FEIRA

A Feira do Passarão contará com um total de 124 boxes, distribuídos da seguinte forma: 40 boxes para hortifruti; 47 para cereais; cinco boxes para aves; cinco boxes para carnes; quatro boxes para peixes; quatro boxes para polpas; 3 boxes para serviços; três boxes para utensílios em geral; sete boxes para restaurantes e seis boxes para lanchonetes. Além disso, a feira contará com: um depósito; quatro câmaras frias; bateria de banheiros feminino e masculino com acessibilidade; estacionamento para carros, motos e bicicletário; área para carga e descarga de produtos; caixa d’água; cisterna; subestação e muro.

DIVERSIDADE DE PRODUTOS

Criada em novembro de 1994 durante a gestão de Ottomar Pinto, a Feira do Passarão é uma tradicional feira livre conhecida por sua diversidade de produtos que inclui frutas, verduras, legumes, carnes, peixes, especiarias e artigos regionais. Em Boa Vista, a obra possui um impacto direto significativo no município que abriga a maior parte da população do Estado. No local, que antes atendia 80 feirantes, agora 150 feirantes serão diretamente beneficiados, enquanto aproximadamente 450 trabalhadores se beneficiarão de forma indireta da nova estrutura. Além disso, os consumidores da zona Oeste, a área mais populosa da cidade, também serão favorecidos.

Para o secretário Marcio Grangeiro, “A Feira do Passarão desempenha um papel importante na economia regional, fornecendo uma plataforma para pequenos agricultores, produtores e artesãos venderem seus produtos diretamente ao consumidor. E mais do que um simples mercado, a Feira do Passarão também é um reflexo da cultura e vida social da nossa população”, enfatizou o titular da Seadi.

Aqui também experimentamos a culinária típica de Roraima e amazônica, sendo possível encontrar pratos como tapioca, tacacá, pamonha, além de sucos e sobremesas feitos com frutas locais”, concluiu a feirante Selma Chagas.

MICROCRÉDITO FEIRANTE

Por meio da Agência de Fomento Desenvolve Roraima ou pela UAE (Unidade de Apoio ao Empreendedor), na Seadi, os feirantes poderão solicitar financiamento para aquisição de máquinas, equipamentos e capital de giro com crédito disponível de até 21 mil reais; seis meses de carência para começar a pagar as parcelas; até 30 meses para quitar o financiamento; taxa de juros de apenas 0,99% ao mês.

Os documentos necessários são RG, CPF, comprovante de residência, referências comerciais, bancárias e pessoais, fotos do empreendimento.