Nesta quinta-feira, 8, o Governo do Estado, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), realizou uma reunião na sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) com Evangelista Siqueira, superintendente do órgão em Roraima.
O encontro teve como objetivo discutir iniciativas para promover o crescimento sustentável regional, com foco especial na Agricultura Familiar. Durante a reunião, os coordenadores da Seadi enfatizaram os progressos alcançados pelo Plano Roraima 2030 no que diz respeito ao Eixo de Desenvolvimento Sustentável.
Foram abordados temas como a gestão agroambiental, o zoneamento ecológico-econômico, infraestrutura para produção e comercialização, competitividade industrial, relações comerciais internacionais e inovação sustentável.
Além disso, foi discutida a importância de obter dados específicos para embasar novas políticas públicas externas para os projetos de assentamentos do Incra.
Evangelista Siqueira enfatizou a necessidade de colaboração entre as instituições governamentais para a economia regional, garantindo que os assentados da reforma agrária também possam maximizar esforços promovendo capital de giro.
Ele também destacou os esforços do Governo Federal em potencializar a reforma agrária, por meio de investimentos, moradias, educação no campo, formação profissional, apoio financeiro e promoção da produção local, movimentos para mitigar o êxodo rural.
É relevante notar ainda que no último dia 24 de janeiro, os coordenadores da Seadi participaram de uma reunião semelhante no MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário).
Na programação da Seadi, a agenda também inclui reuniões com outros órgãos federais, como a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), UFRR (Universidade Federal de Roraima), Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).