O Governo do Estado e o Banco da Amazônia (Basa) firmaram nesta sexta-feira, 24, um Protocolo de Intenções objetivando o desenvolvimento sustentável roraimense por meio da aplicação de R$ 455 milhões em recursos do FNO (Fundo Constitucional de Financiamento do Norte).
A solenidade ocorreu no Palácio Senador Hélio Campos com o governador Antonio Denarium assinando o acordo na presença de autoridades públicas e empreendedores comerciais. “Fico muito feliz com o compromisso de garantir mais investimentos para Roraima, valorizando os pequenos, médios e grandes empreendedores que trabalham e produzem riqueza através da sustentabilidade”, destacou.
Para o presidente do Basa, Valdecir Tose, os créditos bancários vão oportunizar a aplicação de renda na infraestrutura primária. “O Basa está cada vez mais próximo dos empreendedores, atuando nas propriedades rurais, facilitando a orientação de créditos, garantindo o sucesso econômico investido. Nos últimos anos, Roraima vem expandindo sua produtividade e, nesta constante, o Basa tem sido um parceiro fundamental para o desenvolvimento”, explicou.
Com a assinatura do protocolo de intenções, o Governo de Roraima e o Banco da Amazônia se comprometem a trabalhar em conjunto para aprimorar as políticas públicas de financiamento e investimento na região Norte.
Segundo o secretário Márcio Grangeiro, fomentar a aplicação de recursos no Estado é de grande importância. “Roraima é uma região abundante de processos naturais e igualmente prospera no setor comercial, atraindo grandes investidores. Atualmente, possuímos a maior taxa de redução de desmatamento, fomentamos segurança jurídica, trabalhamos com a regularização de terras urbanas, rurais e industriais, também somos o Estado que mais cresceu com áreas plantadas e com a pecuária”, reforçou o titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação).
Para Jorge Fukuda, presidente interino da Aprosoja-RR (Associação dos Produtores de Soja e Milho em Roraima), é satisfatório investir na cadeia sustentável. “Nosso objetivo em 2023 é dobrar a produtividade em todo o Estado por via dos incentivos econômicos que agregam total solidez aos empreendimentos”, concluiu.
FINANCIAMENTO DO NORTE
O FNO (Fundo Constitucional de Financiamento do Norte) é uma iniciativa que tem como objetivo promover o desenvolvimento socioeconômico da região Norte por meio do financiamento de atividades produtivas, infraestrutura e serviços. O fundo é composto por recursos provenientes do Tesouro Nacional e de outras fontes e é gerado pelo Banco da Amazônia.
Firmado o protocolo de intenções, espera-se que o FNO possa ser ainda mais efetivo na promoção do desenvolvimento econômico da região Norte, garantindo empregos e o aumento da qualidade de vida da população local. Além disso, o acordo prevê a criação de um grupo de trabalho para estudar a criação de novas linhas de crédito e o aperfeiçoamento das existentes.