O Governo de Roraima, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), lançou nesta segunda-feira, 5, às inscrições para a aquisição de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar, com prioridade para os povos indígenas. A ação institui o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PAA-RR). O edital com as informações do certame pode ser acessado na página de editais da Seadi ou conferido nas Unidades Locais do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão), até o dia 19.
De acordo com o edital, a prioridade no fornecimento será dada aos povos indígenas, seguidos por outros povos e comunidades tradicionais. Caso não haja oferta suficiente para atender à demanda alimentar das famílias indígenas, o edital permite a participação de demais agricultores familiares. O objetivo principal é garantir a alimentação de comunidades indígenas que se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional.
“Os alimentos do PAA-RR são adquiridos e entregues frescos. E estar no programa também proporciona a chance das comunidades venderem o que elas cultivaram nas áreas de plantio em que tiveram apoio da extensão rural do Governo do Estado, que traz mais renda e fomenta a produção do homem do campo de Roraima”, destacou o governador Antonio Denarium.
Os produtos adquiridos serão entregues na forma de cestas com produtos in natura, diretamente às famílias indígenas ou por meio de equipamentos públicos e sociais localizados nos seus territórios. A medida visa respeitar os hábitos alimentares das comunidades e fortalecer a produção local de alimentos saudáveis.
A ação será executada em parceria com o Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), que será responsável por orientar e apoiar os agricultores familiares interessados em participar da chamada pública. Os produtores e organizações da agricultura familiar que desejarem participar devem procurar a Unidade Local do Iater em seus respectivos municípios para mais informações e para apresentar sua proposta de fornecimento.
A iniciativa representa um passo importante para promover a inclusão produtiva dos povos indígenas, fortalecer a agricultura familiar e contribuir diretamente no combate à fome em territórios tradicionais de Roraima. “O principal objetivo do PAA é promover a inclusão social no campo e fortalecer a agricultura familiar. Mais que isso, o Governo também estimula o acesso a uma alimentação com qualidade às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional”, concluiu.