BANDA LARGA
Governo confirma que internet vinda do Amazonas chega em RR no próximo ano
Desde de 2019, o Executivo vem buscando interlocução com o Ministério das Comunicações para resolver definitivamente os problemas de conectividade
Por Michel Sales
em 3 de outubro de 2022

Compartilhe

Foto: Google imagens

O Governo de Roraima confirmou que os recursos para a construção da Infovia 04, do projeto Norte Conectado, já estão disponíveis e em conta. A obra será executada pela Empresa pública EAF – Siga Conectado. Os recursos são provenientes do leilão do 5G.

Essa não é uma situação simples ou barata de resolver, contudo no dia 23 de setembro de 2022, recebemos a notícia do Ministério das Comunicações que nossas demandas foram ouvidas e serão atendidas em 2023. A ligação desse trecho é muito importante para a conexão de internet em nosso Estado, e a previsão de finalização será no ano de 2024”, explicou o secretário Emerson Baú.

Baú destacou ainda que o Governo de Roraima vem desde de 2019 buscando interlocução com o Ministério das Comunicações, com o Ministério das Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outras entidades como Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), para resolver definitivamente os problemas de conectividade do Estado.

A ligação Moura/Boa Vista é denominada Infovia 04 e está prevista no Programa Norte Conectado. A ligação do município de São Gabriel das Cachoeiras partirá da Vila de Moura, localizado no Estado do Amazonas e chegará a Roraima passando por Caracaraí até Boa Vista. “Além dessa grande conquista, o Governo do Estado já programou recursos para a ampliação da infovia Roraima, sendo uma importante ampliação da malha de fibra óptica da Rede Nacional de Pesquisa RNP, onde fará a ligação de universidades, órgãos públicos, escolas e unidades de saúde da Capital e interior. O projeto está orçado em mais de 12 milhões de reais“, reforçou Baú.

Na conectividade até Boa Vista serão utilizados cerca de 580 km de cabos de fibra óptica, sendo 440 km subfluvial e 140 km por terra. “O Governo Federal também pretende implantar na bacia amazônica oito infovias, visando atender a demanda de melhoria no acesso à internet. E o Governo do Estado já anunciou a ampliação das nossas necessidades com recursos próprios“, concluiu o secretário.