A curiosidade e o encantamento tomam conta dos olhares de centenas de estudantes que participam da Rota do Conhecimento, projeto da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), que transforma a Expoferr Show 2025 em uma verdadeira sala de aula a céu aberto. De 4 a 8 de novembro, o Parque de Exposições Dandãezinho, na zona Rural de Boa Vista, recebe turmas de escolas municipais, estaduais, indígenas, rurais e militarizadas em uma experiência educativa única.
Mas antes de embarcar nesse aprendizado, cada estudante recebe um kit especial com bolsa, garrafinha de água, chapéu, caderno temático de colorir e giz de cera. Eles também recebem o “Passaporte da Rota do Conhecimento”, símbolo da jornada que os leva a descobrir o universo do agronegócio de forma divertida e interativa. Então, os estudantes percorrem estandes comerciais, pavilhões de animais, fazendinha, vitrine tecnológica e o estande do Governo de Roraima, com o auxílio de instrutores da Seadi.
“A Rota do Conhecimento começa com o alinhamento das turmas e o acompanhamento de nossos instrutores, que apresentam cada etapa da visita. O objetivo é aproximar os alunos do campo, mostrar de onde vem o alimento que chega à mesa e despertar o interesse pelas profissões do agro”, explica a coordenadora Ivaniria Faquinella.
Durante o trajeto, estudantes conhecem engenheiros agrônomos, zootecnistas e outros profissionais do setor, vivenciando o aprendizado de forma leve e prática. Um trator adaptado também auxilia na mobilidade de crianças, idosos e pessoas com deficiência, garantindo o acesso de todos.
Para a estudante Débora Pinheiro, de 13 anos, do 8º ano da Escola Maria de Lurdes, a visita foi uma descoberta inesquecível: “Eu nunca tinha visto de perto tantos animais e máquinas grandes assim! Aprendi que por trás de cada produto que a gente compra tem muita gente trabalhando no campo. Agora eu quero estudar mais sobre isso e talvez ser engenheira agrônoma um dia”, comentou.
Já o gestor Ananias de Lima, da Escola Indígena Sizenando Diniz, localizada na comunidade Malacacheta, região do Cantá, destacou o valor da iniciativa para os alunos da área rural: “A maioria das nossas crianças vive em contato com a terra, mas muitas vezes não conhece o lado científico e tecnológico do agronegócio. Essa experiência abre horizontes, mostra que o conhecimento tradicional e o conhecimento técnico podem caminhar juntos”, concluiu.
Com milhares de alunos participando ao longo da semana, a Rota do Conhecimento reforça o compromisso da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), também da Seadi com a educação, a inclusão e o futuro sustentável de Roraima.
SERVIÇO
– 4 a 8 de novembro
– Parque de Exposições Dandãezinho
– 7h30 às 10h | 14h às 16h