EXPOFERR SHOW 2025
Circuito Rota do Agro destaca avanços em tecnologia e negócios
Confira a programação
Por Michel Sales
em 3 de novembro de 2025

Compartilhe

Foto: Secom-RR
Siga a Rota do Agro 2025, na Expoferr Show

A contagem regressiva já começou! De 4 a 8 de novembro, o Parque de Exposições Dandãezinho será o palco da Expoferr Show 2025 — a maior vitrine do agronegócio e do desenvolvimento sustentável de Roraima. Entre os destaques desta edição, está a Rota do Agro, um espaço dedicado à inovação, ao conhecimento e à valorização do setor produtivo roraimense, atuando como um circuito de oportunidades, reunindo instituições, produtores, investidores e a sociedade, fortalecendo o campo e impulsionando o futuro do estado.

Esse espaço foi criado especialmente para atender os atuais e futuros produtores do estado, oferecendo um passo a passo completo para o desenvolvimento de negócios, com orientações técnicas, emissão de licenças, soluções em investimentos e muito mais”, destacou Lindomar Coutinho, coordenador-geral da Expoferr Show.

Com área própria e programação intensa, a Rota do Agro abriga exposições, estandes institucionais, demonstrações tecnológicas e palestras temáticas voltadas à agricultura e à pecuária. É também um ambiente de troca de experiências e geração de conhecimento, reforçando o papel estratégico do agronegócio para a economia e para o desenvolvimento sustentável de Roraima.

RORAIMA 2030

Durante a Expoferr Show, a Rota do Agro apresenta as instituições que integram o Eixo de Desenvolvimento Sustentável – Roraima 2030, conectando produtores, estudantes e visitantes aos órgãos responsáveis por cada etapa dos processos de produção agrícola e econômica regional.

Nesse espaço, o público pode compreender e visualizar o funcionamento das políticas públicas voltadas à regularização territorial, licenciamento ambiental, financiamento rural, assistência técnica, sanidade agropecuária, segurança alimentar e pesquisa científica.

Em 2025, o circuito contará ainda com um Show Room de produtos e projetos desenvolvidos pelo Governo de Roraima, evidenciando os resultados práticos das políticas de incentivo ao agronegócio local, comportando a Fazendinha, a Secretaria dos Povos Indígenas, o Pavilhão da Agricultura Familiar, a Vitrine da Embrapa, além do pavilhão Institucional.

SUSTENTABILIDADE EM FOCO

A Rota do Agro também reforça o compromisso com a conservação dos recursos naturais. “Nesta vitrine especial, abordamos a importância da sustentabilidade, destacando práticas agrícolas e pecuárias que minimizam impactos ambientais e incentivam a adoção de métodos mais responsáveis”, complementou Lindomar Coutinho.

SEGUINDO A ROTA DO AGRO

Educação do público: promove o aprendizado sobre a origem dos alimentos, os desafios do campo e a importância da produção sustentável, aproximando a população urbana da realidade rural.

Divulgação do setor agropecuário: apresenta inovações e conquistas do campo, reforçando o papel do agronegócio no desenvolvimento econômico e social.

Valorização do produtor rural: reconhece o papel essencial dos agricultores e pecuaristas na segurança alimentar e na geração de riqueza, fortalecendo sua autoestima e engajamento.

Negócios e comércio: conecta empresas, investidores e produtores, gerando parcerias, oportunidades de mercado e expansão para o setor.