O Governo de Roraima, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), criou uma cartilha especial para os pequenos produtores lidarem com receitas orgânicas contra insetos e doenças nas plantas. O material produzido pela Cafi (Coordenadoria de Agricultura Familiar e Indígena) destaca ingredientes específicos, além do modo de preparo caseiro.
Segundo a engenheira agrônoma Ivaníria Faquinella, a cartilha é resultado de uma aproximação com os pequenos produtores – caminhando lado a lado – percebendo no manejo o uso adequado de produtos controladores de pragas, contribuindo, sobretudo, para o equilíbrio do meio ambiente e o êxito da produção.
“O clima tropical roraimense favorece o aparecimento de doenças e pragas na produção agrícola. Dessa forma, as brocas, pulgões, ácaros, carrapatos e demais insetos não fazem distinção entre o grande latifundiário e o agricultor familiar. Nessas condições, cabe aos produtores a tarefa de combater os danos na lavoura”, explicou.
Contra pulgões e cochonilhas, por exemplo, a cartilha destaca o preparo da calda assegurando benefícios para as plantas, ativando a visitação de abelhas, joaninhas, aranhas, minhocas e demais animais favoráveis. “Durante a utilização do detox é aconselhável aplicar a cauda no crepúsculo do dia ou da tarde, já que o produto é potente e usá-lo nos horários de maior impacto solar pode danificar as folhas. Dessa forma, borrife ao menos uma vez por semana, também no verso das folhas”, reforçou.
“A maior parte das pragas atacam geralmente no período de boa fertilidade e de grande atividade na natureza. Elas causam vários estragos nas plantas, além de favorecer o surgimento de doenças, principalmente fungicidas”, concluiu Ivaníria Faquinella.
Para obter a cartilha, acesse o site da Seadi (https://seadi.rr.gov.br/) e faça o download do PDF.