Profissionais da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) participam, nos dias 2 e 3 de setembro, do 1º Agro Amazonas e Defesa Agropecuária, realizado em Manaus pela Adaf (Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas). O evento comemora os 13 anos da instituição e reúne mais de 40 especialistas do Brasil e do exterior.
Durante a programação, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, os fiscais agropecuários da Aderr Guilherme Rodrigues e Ana Maria Nóbrega apresentaram, respectivamente, as palestras sobre Ações de Controle da Mosca da Carambola em Roraima e os impactos na fruticultura; e o Projeto Sanitarista Mirim em Roraima.
O presidente da Aderr, Marcelo Parisi, ressaltou a importância da participação dos profissionais da Agência, que teve como finalidade apresentar as ações que Roraima vem executando na defesa agropecuária. “Tivemos a oportunidade de mostrar o que estamos fazendo em educação sanitária, combate à mosca e outros temas de atuação. Estamos felizes em compartilhar nossa experiência com a Adaf e contribuir para o fortalecimento da defesa agropecuária do Amazonas”, afirmou.
O evento, aberto ao público, reúne produtores rurais, empresários, técnicos, gestores públicos, estudantes e pesquisadores. A programação conta com talk shows, workshops, estandes interativos e espaço para negócios, integrando ciência, produção e saúde pública.
Instituições como Embrapa, Ufam, Ifam, Inpa e UEA participam ativamente, além de parceiros estratégicos como Sebrae e Apex Brasil, que fomentam o empreendedorismo e oportunidades de exportação.