DEFENSIVOS AGRÍCOLAS
Ação ambiental incentiva descarte correto de embalagens no meio rural
Saiba como participar
Por Michel Sales
em 14 de abril de 2025

Compartilhe

Foto: Ascom/Seadi
Para realizar a entrega das embalagens, os produtores devem seguir alguns procedimentos obrigatórios

O Governo de Roraima, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), em parceria com o InpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) e prefeituras municipais, dará início neste mês de abril à campanha do Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas (RI), edição 2025.

Segundo o coordenador Sausalem Bastos, o município de Caracaraí será o primeiro a receber a ação, promovendo o recolhimento das embalagens já utilizadas por produtores da região. “Em seguida, será a vez de Mucajaí, onde o evento ocorrerá no dia 28 de abril, das 8h às 17h. A programação do RI contemplará 12 municípios roraimenses até maio do próximo ano”, explicou.

Coordenado pelo InpEV, o RI integra o programa nacional Sistema Campo Limpo, criado para garantir a logística reversa das embalagens de defensivos agrícolas, assegurando sua destinação ambientalmente correta. A ação conta com o suporte da Seadi e das administrações municipais.

O secretário Marcio Grangeiro reforça que a campanha tem um importante papel de educação ambiental e prevenção. “Esse trabalho não se limita à coleta. Levamos orientações sobre o manuseio correto dessas embalagens, os impactos do descarte irregular e reforçamos o prazo legal de devolução, que é de até um ano após a compra do produto. É uma ação que protege o meio ambiente, também a saúde dos trabalhadores do campo”, comentou.

O papel das instituições envolvidas também são destaque nesta ação, pontuou Sausalem. “A Seadi atua como facilitadora e articuladora junto às prefeituras e aos produtores. Já a fiscalização é feita pela Aderr, que visita propriedades para garantir o cumprimento da legislação e evitar riscos à segurança alimentar e ambiental”, concluiu.

COMO PARTICIPAR

Para realizar a entrega das embalagens, os produtores devem seguir alguns procedimentos obrigatórios:

  • Lavar as embalagens com a técnica de tríplice lavagem, conforme instruções do fabricante;
  • Inutilizar os recipientes, perfurando-os para evitar reutilização indevida;
  • Separar as tampas e armazenar todo o material em sacos apropriados para a devolução.

 

A expectativa é que a nova edição do RI contribua para ampliar a conscientização dos agricultores e aumentar o volume de embalagens corretamente devolvidas em Roraima, colaborando com a preservação ambiental e o fortalecimento das boas práticas agrícolas.

Confira o calendário de recebimento itinerante

Municípios Data Local
Caracaraí 23 abril Unidade local da Aderr
Mucajaí 28 Abril Praça Valério Magalhães, Avenida Amazonas, Centro
Iracema 29 Abril Rua L, Bairro das 86
Boa Vista 30 Abril  Sede da Coopana PA Nova Amazonia
Rorainópolis 5 maio Av. Drª. Yandara, 1917
São Luiz 6 maio Rodovia BR 210, Parque de Vaquejada
S.J. da Baliza 7 maio Avenida Perimetral Norte, praça de alimentação.
Caroebe 8 maio Rodovia BR 210, praça dos correios
Cantá 22 maio BR 432, Casa do mel
Bonfim 23 maio A definir
Normandia 24 maio BR 401, entrada da cidade, quebra mola
Alto Alegre 26 maio A definir