RORAIMA MAIS LEITE
Governo fortalece Agricultura Familiar com entrega de novilhas girolando na região Sul
Confira os próximos passos
Por Michel Sales e Ayan Ariel
em 7 de junho de 2024

Compartilhe

Foto: Secom
O Roraima Mais Leite é uma política pública inovadora

O Governo do Estado, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), esteve em Rorainópolis, nesta sexta-feira, 7, beneficiando 18 famílias da Agricultura Familiar com o Programa Roraima Mais Leite.

Durante solenidade com a presença do governador Antônio Denarium, produtores das regiões de São João da Baliza e São Luiz do Anuá também foram atendidos com a entrega de 90 novilhas da raça girolando.

Para fomentar a produção em suas terras, cada família recebeu cinco novilhas, e dentre os beneficiados estava Laércio Oliveira, produtor rural na vicinal 26, em São João da Baliza. Ele acredita que com o apoio do Executivo poderá ampliar sua produção atual. “Atualmente, produzo cerca de 45 litros de leite por dia e, se tudo correr bem, poderemos alcançar uma média de 100 litros por dia. Estou focado em agregar valor ao leite produzido. Produzo queijos, como a mozzarella, que faço com azeitonas, goiabada e damasco. Também temos queijo coalho no vinho. Portanto, oferecemos uma grande variedade de produtos“, explicou.

O Roraima Mais Leite é uma política pública inovadora que busca estruturar e fortalecer a cadeia produtiva do leite regional, proporcionando o aumento do rebanho, bem como a melhoria da qualidade e a competitividade dos produtos no mercado roraimense.

O governador Antonio Denarium considerou a entrega como um momento histórico para o estado, destacando que a implementação do programa proporcionará segurança alimentar e uma fonte de renda para a agricultura familiar. Ele também enfatizou os esforços contínuos para que novas entregas sejam realizadas. “Estamos trabalhando para distribuir as próximas matrizes de laticínios, garantindo a comercialização do leite produzido. Nossa gestão é focada em proporcionar oportunidades para que todos que trabalham e produzem possam sustentar-se através do trabalho no campo, gerando mais empregos, renda e desenvolvimento para Roraima,” declarou.

Dentre os objetivos do programa também são destaque o apoio à industrialização, a qualidade e sanidade, capacitação técnica, assistência técnica, promoção e marketing, melhoria da infraestrutura, estímulo à organização cooperativa, fomento à pesquisa e inovação.

Os pequenos produtores interessados em aderir ao Programa deverão contatar os especialistas do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) para formalizar sua inscrição e agendar uma visita, afim de avaliar os critérios necessários para a produção.

METAS DO PROJETO

 

Em andamento:

– Aquisição de 3 mil novilhas 1/2 sangue girolando para melhorar a genética do rebanho;

 

Próximos passos:

– Melhoria das instalações nas propriedades, incluindo currais eficientes e sistemas de ordenhas modernos.

– Fomentar a promoção de cooperativas e associações para facilitar a comercialização e negociar melhores preços para os produtores;

– Estimular investimento em tecnologias de manejo, nutrição e melhoramento do rebanho;

– Promover cursos e treinamentos para capacitar produtores, garantindo práticas sustentáveis e maior produtividade.

Pular para o conteúdo