Em comemoração ao Dia do Trabalhador Rural, o Governo do Estado realiza no Parque Anauá a 1ª Conferência das Organizações Rurais da Agricultura Familiar e Indígena de Roraima (Corafi-RR), nos dias 25 e 26 de maio.
A programação objetiva definir políticas públicas favoráveis para a população do campo com mais sustentabilidade, visando a expansão do setor agro regional ajustadas ao PPA (Plano Plurianual) para os próximos anos.
Na oportunidade, o governo apresentará ações e projetos da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Sepi (Secretaria dos Povos Indígenas), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária), Femarh (Fundação do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Iteraima (Instituto de Terras e Colonização), Desenvolve RR, entre outras instituições federais, municipais e financeiras.
“O Governo está empenhado em fortalecer a agricultura familiar e indígena do Estado, reconhecendo a importância desse setor para a economia e o desenvolvimento regional. Nesse sentido, estamos abrindo espaço para discussões com os homens e mulheres do campo, buscando aprimorar as políticas públicas voltadas para o fortalecimento da agricultura“, destacou o governador Antonio Denarium.
Para o secretário Márcio Grangeiro, a realização da Corafi-RR inclui a identificação das principais necessidades e desafios do setor produtivo roraimense. ”Esta Conferência é mais uma prestação pública importante do Governo de Roraima envolvendo setores estratégicos, compartilhando experiências para aprimorar as práticas do meio rural, promovendo mais sustentabilidade e economia para quem trabalha e produz”, reforçou o titular da Seadi.
SEADI NA CORAFI-RR
Técnicos do Cafi (Agricultura Familiar e Indígena), CDAG (Desenvolvimento Agropecuário) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) estarão in loco apresentando projetos e avaliando as demandas de toda a população rural.
INVESTIMENTOS
Nos últimos cinco anos, o Governo de Roraima tem valorizado a agricultura em todo o Estado, trabalhando forte, investindo em tecnologias, maquinários, equipamentos, insumos e implementos agrícolas, além de consolidar apoio social, assistência técnica, regularização fundiária, ambiental, infraestrutura de estradas e pontes para que os agricultores possam crescer e prosperar.
PROGRAMAÇÃO
Dia 25 de Maio:
11 às 14h – Chegada e recepção da Organizações Rurais
14h às 15h – Abertura do Evento
15h às 15h30 – Coffee Break
15h30 às 17h – Acesso aos Stands das Instituições
17h às 18h – Mesa Redonda com as Instituições
Dia 26 de Maio:
8h às 8h30 – Café da Manhã
9h às 9h30 – Resumo do Dia Anterior
9h30 às 11h30 – Fala das Autoridades
11h30 às 12h – Sorteio
12h às 14h – Encerramento