O Plano Roraima 2030 é uma realidade que vem transformando o Estado nos últimos anos, fomentando desenvolvimento na saúde, bem-estar, educação, segurança, infraestrutura, economia e sustentabilidade. O planejamento é inédito e encabeçado pelo governador Antonio Denarium, que vem realizando políticas estratégicas, sobretudo, no aspecto produtivo, no uso consciente e racional dos recursos naturais, garantindo mudanças de atitudes orientadas à sustentabilidade.
Quanto ao Eixo de Desenvolvimento Sustentável, a Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) está entre as principais articuladoras de novos projetos. “Nessa esfera, temos realizado estratégias importantes em benefício da sociedade urbana e rural, compactando um ambiente positivo e propício para os negócios, criando sistemas de segurança para investidores, trabalhando cadeias produtivas fundamentais como alavancas de sustentabilidade e desenvolvimento do Estado”, destacou Márcio Grangeiro, titular da Seadi.
Também atuando no plano de governança do Eixo Sustentável estão o Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Femarh (Fundação do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária), Desenvolve Roraima, SEI (Secretaria Estadual do índio), além do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização) destacando o Programa Aqui Tem Dono, objetivando a regularização fundiária em Roraima por meio da expedição de títulos definitivos, integrando o setor produtivo, proporcionando atenção também às questões ambientais e de assistência técnica.
“O Programa Aqui Tem Dono, possui três fases interligadas, sendo elas a expedição de títulos definitivos rurais e urbanos, a implantação de um banco de dados com informações geoespaciais de toda a malha fundiária estadual e a implantação de um sistema de regularização fundiária digital. Nesse intuito, o objetivo do Governo do Estado é fomentar segurança jurídica, diminuindo o anonimato fundiário, reconhecendo as ocupações legítimas na composição do mosaico de desenvolvimento socioeconômico do Plano Roraima 2030, destinando corretamente a terra no escopo da sustentabilidade”, reforçou o secretário.
RR 2030
Sob o Eixo de Desenvolvimento Sustentável, o Plano Roraima 2030 promove políticas públicas claras e efetivas voltadas para o fortalecimento dos setores produtivos estratégicos, favorecendo mais eficiência e competitividade comercial com o ímpeto também de explorar atividades inovadoras, procurando desenvolver novos modelos de negócios, atentos e preparados para conquistar e manter espaços nos diversos tipos de mercados, objetivando o aumento do PIB (Produto Interno Bruto), gerando emprego e renda nos segmentos: industrial, turístico, comercial e de serviços.