Durante cerimônia realizada no Palácio Senador Hélio Campos, nesta terça-feira, 20, o governador Antonio Denarium entregou cinco novos títulos definitivos para empresas atuantes no Distrito Industrial Aquilino Mota Duarte. Na ocasião, Denarium destacou o quantitativo de títulos já concedidos em sua gestão.
“Totalizamos hoje 157 certificações entregues para 62 empresas instaladas no Distrito Industrial. Dessa forma, concluímos o ano de 2022 beneficiando 45 empreendedores com 99 titulações, garantido segurança jurídica para quem trabalha e produz em Roraima”, comentou.
A cerimônia no Palácio também formalizou a entrega de três contratos administrativos de Concessão de Direito de Uso para duas cooperativas e uma firma. “As beneficiadas atuam no segmento de Torrefação e Moagem de Café, Transporte Rodoviário de Carga e Atividades de Pós-colheita, elas foram contempladas de acordo com as diretrizes do art. 27 do Decreto 29.758-E”, destacou Jadila Cotrim, coordenadora de Estruturas para Produção e Comercialização.
A empresária Fernanda Oliveira reforçou que a titulação dos lotes assegura e amplia a estrutura de trabalho formal para a população. “Atuamos na fabricação de artefatos de fibrocimento para uso na construção civil, sendo a nossa demanda bastante recorrente no mercado. Com isso, a oportunidade profissional também é constante”, disse.
Para o secretário Emerson Baú, o polo industrial em Boa Vista vive um momento oportuno de desenvolvimento. “No Distrito Industrial atuam diversos segmentos de produção. E com a regularização legal das áreas do complexo, novas oportunidades vão surgir estimulando mais trabalho e renda para as famílias”, concluiu o titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação).
AVANÇOS
Em 2021 teve início a primeira licitação de lotes no Distrito Industrial na modalidade concorrência. Deste processo, 15 terrenos foram alienados para nove empresas. Totalizando estes benefícios, o governador Antonio Denarium já entregou 172 certificações definitivas para 76 firmas. Ainda nesse período, a Divisão de Indústria efetuou o censo do Distrito Industrial, identificando 152 empresas em funcionamento no polo.
“Estes procedimentos asseguram segurança jurídica para as empresas de longa data no local que não possuíam título definitivo, mas em virtude dos tramites legais conquistaram a tão sonhada certificação proporcionada pela gestão do governador Denarium”, explicou Jadila Cotrim.
Atualmente, a equipe da Seadi está finalizando o procedimento de credenciamento e habilitação de leiloeiro, enquanto no mês de janeiro de 2023 ocorrerá o lançamento do edital para leilão de lotes do Distrito Industrial. Também está em fase de conclusão as obras de pavimentação da avenida Parque Industrial, reforçando mais uma vitória para Roraima.
O POLO
Em Boa Vista, o Distrito Industrial Governador Aquilino Mota Duarte possui 49 quadras e 623 lotes distribuídos em uma área de 434,8513 hectares. Sua localização estratégica – situada às margens da BR 174 – facilita o acesso ao Amazonas, Venezuela e Guiana.
Nos últimos anos, o empreendedorismo no polo tem ganhado forças através de incentivos fiscais e titulação de lotes abrangendo segurança jurídica, permitindo a abertura de créditos estimulando a ampliação de investimentos.
Nesse intuito, o Governo de Roraima tem atuado também na revitalização urbana de todo o complexo industrial, melhorando o cenário empreendedor com a comodidade da pavimentação, iluminação pública, drenagem, esgoto e calçadas, facilitando o empenho empresarial.
Assim, com a indústria, comércio e serviços atrelados, a produção econômica roraimense vem crescendo com a geração de emprego e renda. E mais ainda será realizado no fomento dos negócios abrangendo também o interior do Estado com o desenvolvimento de novos polos industriais beneficiando os municípios de Rorainópolis, Bonfim e São Luiz do Anauá.