AGROINDÚSTRIA
Investimento em setor financeiro favorece economia roraimense
Chegada de investidores viabiliza produtos rentáveis e exclusivos
Por Michel Sales
em 24 de outubro de 2022

Compartilhe

Foto: Ascom Seadi
Produção primária roraimense tem despertado a atenção nacional

Nos últimos anos, sob a gestão do governador Antonio Denarium, Roraima vem expandindo o setor Agro valorizando quem trabalha e produz economia. Nesse intuito, grandes investidores do Brasil e exterior têm observado o desenvolvimento do Estado na produção primária, buscando também evoluir com o mercado local.

Para o secretário Emerson Baú, a vinda de investidores ao Estado viabiliza o acesso a produtos financeiros mais rentáveis e exclusivos. “O investimento do agronegócio em Roraima tem favorecido a circulação financeira fluindo com a população, beneficiando a economia regional”, explicou o titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação).

 

Novos genes na pecuária

Com objetivo de promover o melhoramento genético bovino em Roraima, a AG Agropecuária trouxe para o mercado local o sêmen do touro Angus Black Opel Tomahawk. Segundo o investidor Vilton Lima, o Angus é fruto de um embrião americano e oferece vantagens extras para os produtores como a facilidade do parto, ganho de peso, marmoreio e maciez da carne.

O Angus Black Opel Tomahawk é desenvolvido 100% com embriões americanos selecionados para oferecer a melhor genética, proporcionando uma carne com mais qualidade diante da tendência atual do mercado mundial. Contudo, quem trabalha no manejo bovino sabe que não basta somente aumentar o rebanho, mas é preciso primar na qualidade da criação. Nesse objetivo, nossa empresa utiliza as tecnologias necessárias para garantir a ampliação de um plantel de excelência“, destacou.

Há dois anos em Roraima, a AG Agropecuária atende produtores rurais, cooperativas e empresas do agronegócio promovendo consultoria em gestão jurídica, contábil e ambiental, atuando também em parceria com as marcas Crio Central Genética Bovina (Coleta e Processamento de Sêmen Bovino), Moldemaq (Máquinas e Implementos Agrícolas), Gazzon (Gases Industriais), Sempercrio (Tecnologia em Criogenia) e AG Logística e Transportes (Cargas Exclusivas).

Roraima é uma região onde o desenvolvimento tem despertado atenção de grandes investidores com vontade também de suprir os mercados da Guiana e Venezuela na exportação de mercadorias. Dessa forma, o governador Antonio Denarium tem trabalhado a amplitude de crescimento econômico roraimense com base no setor primário, valorizando a agricultura. E já nos próximos dias, nossa representação terá um stand na Expoferr 2022, onde estaremos comercializando maquinários e implementos do Agro, juntamente dando suporte aos produtores durante os dias 11 a 15 de novembro”, concluiu Vilton.

 

Mercado de adubação

Também segmentada no agronegócio, a Meregefert tem sondado as oportunidades do Estado para agregar soluções tecnológicas na produção de Biofertilizantes a partir do reaproveitamento de Matéria Orgânica. A empresa de Biotecnologia é originária do Paraná e tem atuado há mais de duas décadas promovendo o equilíbrio nutricional e o aumento no resultado das safras com adubação de alta performance.

Segundo Thiago Ranzan, diretor comercial da empresa, Roraima é uma região bastante promissora para o investimento produtivo. “Estamos realizando um estudo de viabilidade logística para o transporte do produto, ou mesmo conferindo a possibilidade de construirmos uma fábrica em Roraima. Nosso trabalho atende todos os tipos de cultura e clima e garantimos elevado ganho de produtividade em solos com baixa fertilidade, pois entendemos que é sempre possível fazer melhor e, por isso, continuamos evoluindo e aperfeiçoando os detalhes para que o consumidor tenha cada vez mais tranquilidade em sua produção”, destacou.

A Meregefert atua com agricultura regenerativa, conceito que busca associar princípios da natureza na busca do acréscimo da produtividade com sustentabilidade. O departamento de pesquisa e desenvolvimento foca no entendimento do solo, seleção e análise da matéria-prima orgânica, elaboração das formulações de acordo com demandas nutricionais regionais, além de estudos para adição de polímeros e biológicos no fertilizante.