Com objetivo de ampliar a verticalização da piscicultura em todo o Estado possibilitando autonomia econômica aos pequenos produtores, o Governo de Roraima, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), recebeu nesta terça-feira, 18, a primeira remessa de insumos que beneficiarão 41 famílias produtoras de pescado no PA Nova Amazônia, em Boa Vista, e Vila Nova Esperança, no Bonfim.
Segundo o coordenador de aquicultura e pesca, Wolney Costa, a ração chegará nas localidades já nos próximos dias. “Esta é a primeira etapa do projeto que vai alimentar a criação de peixes de cativeiro do início até sua retirada com peso ideal para comercialização. E dentre os peixes estão o Tambaqui, Matrinxã e outros”, destacou.
O programa é um incentivo do Governo de Roraima com a Agricultura Familiar fomentado políticas públicas que geram renda e trabalho nos setores produtivos. “A piscicultura tem conquistado seu espaço na Agricultura Familiar beneficiando a sustentabilidade do povo do campo, das grandes cidades e dos bichos. Nesse intuito, logo daremos andamento as etapas seguintes, além dos demais projetos da piscicultura”, reforçou o secretário Emerson Baú.
Para o governador Antonio Denarium, além da piscicultura, a economia roraimense vem expandindo seus negócios também na fruticultura, citricultura, suinocultura, avicultura, bovinocultura e outros. “Nossos esforços com a produtividade em Roraima é uma realidade que amplia o desenvolvimento de todos. E dentro da piscicultura ainda vamos promover mais trabalho e renda também com a construção de novos tanques para o produtor expandir sua criação, alimentar sua família e comercializar seus excedentes, garantindo assistência técnica no trato alimentar, e melhorar as condições para criar pescado com suporte da Seadi e Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural)”, finalizou.