Em visita a Roraima, a primeira-ministra de Barbados, Mia Amor Mottley, discutiu a ampliação das relações comerciais e cooperação técnica com o governador Antonio Denarium, no último domingo, 21. Na oportunidade, a comitiva seguiu viagem pelo Estado, na segunda-feira, 22, reconhecendo a pecuária, aquicultura e agricultura regional.
Acompanhando a agenda da ministra, o secretário Emerson Baú destacou as potencialidades produtivas e o trabalho desenvolvido pelo Governo com investimentos no setor primário e infraestrutura para alavancar o crescimento socioeconômico, além da capacidade de logística de exportação.
“A integração de Barbados com Roraima viabiliza uma oportunidade econômica muito importante com a comercialização e logística de diversos produtos primários”, comentou o titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação).
“Os países do Caribe estão construindo ações estruturantes de sustentabilidade com Roraima no agronegócio, onde também debatemos incentivos fiscais para o combustível de aviação, estabelecendo uma frequência semanal de voos internacionais conectando Boa Vista”, ressaltou Mia Amor Mottley.
Na ocasião, o coordenador-técnico Wolney Deagro referiu o potencial da piscicultura em Roraima na integração dos negócios com os países associados da Caricom (Comunidade do Caribe). “Esse estreitamento de relações comerciais é muito importante para o nosso Estado frente ao protagonismo econômico, onde desenvolvemos com muito orgulho a criação de peixes em cativeiro, em tanques e açudes, tornando o nosso produto 100% livre de contaminantes, também da urina negra. Dessa forma, podemos processar alimentos e realizar exportações”, concluiu.