COMÉRCIO E SERVIÇOS
Governo realiza levantamento do perfil empresarial em Roraima
A delimitação cartográfica dos polos comerciais facilitará o planejamento de políticas públicas voltadas para o setor
Por Michel Sales
em 21 de junho de 2022

Compartilhe

Foto: Ascom/Seadi
Os pesquisadores segmentarão informações que alinharão a configuração de mapas com características específicas

Incessante na projeção da escalada econômica de Roraima, o Governo do Estado, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) tem fomentado diferentes estratégias de negócios favorecendo o empreendedorismo.

Nesse intuito, a Seadi promoverá um levantamento simplificado do perfil empresarial em Boa Vista, avaliando os ambientes de negócios, situando, sobretudo, as necessidades de políticas públicas de apoio. A pesquisa empresarial inicia nesta terça-feira, 21, nos bairros Raiar do Sol e Centro, onde atuarão as equipes da Seadi.

Desenvolvemos um formulário com questões objetivas para ser aplicado aos gestores de negócios. A metodologia da pesquisa se baseia no Índice de Confiança do Empresário do Comércio, trabalhado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)”, comentou o técnico da Seadi, Wladimir Cavalcanti.

Com a delimitação cartográfica dos polos comerciais, o projeto de fortalecimento dos pequenos negócios possibilitará ao governo informações que facilitarão o planejamento de políticas públicas voltadas para o setor, tendo em vista as inúmeras possibilidades de visualização que o sistema oferece.

Por meio de uma simples varredura, os pesquisadores segmentarão informações que alinharão a configuração de mapas com características específicas. A delimitação dos polos nos ambiente setorizados também será reforçada pelo Sistema de Informação Geográfica (SIG), que ajudará na visualização dos dados de cada empresa, ajudando na organização, planejamento e execução de ações”, reforçou o secretário Emerson Baú.

Para o governador Antonio Denarium, fortalecer os pequenos negócios está entre os objetivos fundamentais do Governo do Estado valorizando a economia roraimense. “O empreendedorismo gera um impacto positivo na renda familiar caracterizada pelo trabalho com a prestação de serviços distintos suprindo as necessidades da população. Com isso, o nosso trabalho neste projeto é identificarmos os principais problemas enfrentados pelos comerciários e, tão logo, atuarmos com novas políticas públicas oportunizando mais investimentos, ampliando mudanças significativas nos negócios em Roraima”, concluiu.