As ações do Projeto Mais Horta Irrigada, iniciativa do Governo de Roraima, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), pretende transformar a produção de hortifrutigranjeiro no estado com a implantação de sistemas de irrigação simplificados, sustentáveis e de baixo consumo energético.
Nesta semana, uma equipe técnica da Secretaria esteve no município de Mucajaí ministrando uma oficina prática de montagem dos kits para agricultores da Aprocs (Associação de Produtores Rurais da Comunidade dos Sonhos). A atividade reuniu 19 agricultores familiares, que receberam orientação sobre instalação, operação e manutenção dos kits.
A capacitação integra a metodologia do projeto, o que prevê assistência técnica desde a seleção dos beneficiários até o início da produção irrigada. Os treinamentos são conduzidos por técnicos da Seadi e do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), para garantir que cada família tenha segurança para utilizar corretamente a tecnologia.
Para a presidente da Aprocs, Preta Rodrigues, a iniciativa é uma conquista para a comunidade. “Hoje, a nossa Associação conta com 253 produtores espalhados em mais de 400 lotes. E nesse momento, 19 agricultores foram beneficiados com kits de irrigação para hortaliças. Numa segunda etapa, mais 25 agricultores serão contemplados, na nossa região, sendo esse recurso muito importante para fortalecer a agricultura familiar neste setor”, declarou.
Segundo dados do Iater, somente em 2023 foram registrados 2.923 novos cadastros de produtores de frutas e hortaliças no estado, representando um crescimento de 44,1% em comparação ao ano anterior. Mesmo com este avanço, muitos agricultores ainda têm dificuldade de acesso a tecnologias e investimentos — cenário que o Mais Horta Irrigada busca modificar de forma definitiva.
O técnico da Seadi, Leonardo Nakai, destaca que o principal objetivo do projeto é fortalecer a agricultura familiar e assegurar produção durante todo o ano, especialmente nos períodos de estiagem. “A irrigação é uma ferramenta essencial para garantir produtividade, renda e segurança alimentar. Com este projeto, o Governo de Roraima assegura que o pequeno agricultor tenha condições reais de produzir com qualidade e abastecer feiras, mercados e programas sociais“, reforçou.
Essa política prevê atender 1.500 famílias, com atuação em todos os municípios de Roraima. Entre os resultados esperados estão o aumento da oferta de hortifruti no mercado local, o fortalecimento das feiras livres, a geração de renda no campo e a ampliação do fornecimento de alimentos para a merenda escolar da rede municipal e estadual, além do atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade.
“Ao todo, o projeto Mais Horta Irrigada prevê a entrega de 500 kits de irrigação para fortalecer a Agricultura Familiar em Roraima, com a conclusão dos trabalhos programada para o próximo ano. Os equipamentos estão sendo adquiridos com recursos próprios do Governo do Estado e também por meio de emendas parlamentares. Até o fim deste ano, novas entregas serão realizadas, contemplando produtores dos municípios de Bonfim, Cantá e Caracaraí”, concluiu Nakai.
COMO PARTICIPAR
Para participar, o produtor precisa ser agricultor familiar, possuir Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), ter fonte de água disponível, energia próxima ao ponto de uso e disposição para participar das capacitações técnicas. Após a seleção, cada beneficiário recebe apoio para a instalação do kit e acompanhamento direto dos técnicos.