Na COP30 em Belém (PA), o Governo de Roraima participa ativamente da conferência climática organizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que ocorre entre os dias 10 e 21 de novembro. Esta é a primeira edição do evento realizada na Amazônia, também a primeira vez que o Brasil sedia a conferência, considerada o maior encontro mundial sobre mudanças climáticas.
A comitiva roraimense participa de diversos painéis temáticos, com destaque para o secretário da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), Marcio Grangeiro, que integra o eixo voltado ao desenvolvimento governamental.
Entre os principais temas debatidos pela delegação de Roraima estão o Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado, o Plano Estadual de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimadas (2025–2028), além de iniciativas desenvolvidas junto às comunidades ribeirinhas da região do Baixo Rio Branco.
“Estamos participando das discussões, mostrando políticas públicas que permitem o Estado continuar crescendo e conservando seus recursos naturais. A presença em vários painéis demonstra que Roraima é um ativo climático estratégico, capaz de apresentar soluções integradas para a conservação e o desenvolvimento produtivo da Amazônia brasileira”, destacou Marcio Grangeiro.
A participação do Governo de Roraima reforça o compromisso do Estado com a governança territorial e a produção sustentável de alimentos, promovendo segurança alimentar, geração de emprego e renda tanto no campo quanto nas cidades.
Integram a comitiva representantes da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima) e Sepi (Secretaria dos Povos Indígenas).
A COP30 reúne líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil de todos os continentes, em um esforço global para avançar em políticas e compromissos de combate às mudanças climáticas.