AGRICULTURA FAMILIAR
Perfuração de poços garante sustentabilidade e economia ao povo do campo
Água é vida e sem água ninguém produz!
Por Michel Sales
em 20 de março de 2023

Compartilhe

Foto: Maciel Araújo
O Governo de Roraima tem atuado em todo o Estado levando o futuro para as famílias do campo

A perfuração de poços é uma atividade fundamental para o desenvolvimento sustentável da agricultura e pecuária, especialmente para os pequenos produtores rurais. A falta de acesso à água é uma das principais dificuldades enfrentadas por esses produtores e a perfuração de poços pode ser uma solução eficaz para garantir a produção de alimentos e a criação de animais.

Nesse intuito, o Governo de Roraima tem atuado em todo o Estado mudando a realidade do campo, melhorando as condições de saúde e a qualidade de vida da população rural com a perfuração de poços na Agricultura Familiar. “O cadastramento é feito pelos profissionais do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), que também atendem à demanda após a emissão do licenciamento ambiental efetuado pela Femarh (Fundação de Meio Ambiente e Recursos Hídricos)”, destacou Maciel Araújo, técnico agrícola da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação).

Os poços são estruturas que permitem a captação de água do subsolo e podem ser utilizados tanto para irrigação de lavouras quanto para abastecer reservatórios e bebedouros para os animais. Geralmente, a água de poço também é mais limpa e segura do que a água superficial, evitando o risco de contaminação por agentes patogênicos.

Para os pequenos produtores, a perfuração de poços pode representar um grande investimento financeiro, mas o retorno pode ser significativo em termos de aumento da produtividade e redução dos custos de produção. Com acesso à água, é possível aumentar a área plantada e melhorar a qualidade dos cultivos, além de permitir a criação de animais nas melhores condições”, reforçou Elton, técnico agrícola da Seadi.

A perfuração de poços também contribui para a preservação do meio ambiente, reduzindo a dependência de água de rios e outras fontes aquáticas, que podem estar sujeitas a secas e outros problemas ambientais. “Diversas políticas públicas têm facilitado a vida dos pequenos produtores roraimenses, garantindo assistência técnica especializada, bem como acesso ao crédito, assegurando que os poços sejam perfurados de forma adequada, levando em conta as características do solo e da água, e que sejam utilizados de forma sustentável, respeitando as condições ambientais”, concluiu Márcio Grangeiro, titular da Seadi.

De fato, a perfuração de poços é uma atividade muito importante para os pequenos produtores rurais, permitindo o acesso à água de forma segura e a atração de fontes aquáticas. Além disso, contribui para o desenvolvimento sustentável da agricultura e pecuária, aumentando a produtividade e os custos de produção.

 

AQUI PRODUZ

Desenvolvido na Seadi, o projeto Aqui Produz visa a perfuração de poço tubular com cerca de 30m de profundidade como forma de subsidiar irrigação nas lavouras. O projeto é norteado pela Lei da Agricultura Familiar, n° 11.326/06, que considera agricultor do porte familiar rural aquele que pratica atividades no meio rural, atendendo, simultaneamente, aos requisitos da lei.

A utilização dos recursos hídricos de forma racional e dentro dos padrões das leis municipais, estaduais e federais, viabiliza as práticas agropecuárias, também traz incentivo e valorização para o agricultor familiar, além de gerar impactos econômicos e socioeconômicos positivos, como o aumento da renda agrícola das propriedades, da região e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida da população.

Com o governo do Estado incentivando a perfuração de poços tubulares aos pequenos agricultores, o processo de produção se expande resumindo gastos, minimizando impactos ambientais e barateando a comercialização dos produtos no mercado.