NA RÁDIO RR
Secretário discute desenvolvimento agro regional
Cacauicultora, pecuária leiteira e atração de novas empresas também foram destaques na entrevista
em 12 de janeiro de 2023

Foto: Ascom Seadi
"A integração da Seadi com as demais secretarias - sob o eixo do Desenvolvimento Sustentável - favorecem as estratégias do Roraima 2030", enfatizou o secretário.

O secretário Márcio Grangeiro, novo titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), esteve nesta quinta-feira, 12, no Programa Roraima no Ar, da Rádio RR AM-590, onde destacou os investimentos do Governo do Estado fomentando renda e trabalho para as famílias rurais, além do crescimento produtivo regional, benefícios técnicos e segurança jurídica com a titulação de terras.

Entrevistado pelo radialista Bernardo Silva, o secretário enfatizou o convite do governador Antonio Denarium para liderar a Seadi. “Abracei o novo desafio com a vontade também de exercer com êxito a missão estratégica do Roraima 2030, dando continuidade aos projetos já efetivados da Seadi, sobretudo, contribuindo com aprimoramentos nos setores agrícolas e na pecuária, fortalecendo o desenvolvimento sustentável rural. Hoje, na Agricultura, já temos o projeto de grãos estabelecido, bem como a pecuária de corte, a piscicultura e a fruticultura. Daqui para frente, pretendemos deslanchar também na cacauicultora e na pecuária leiteira, além de atrairmos novas empresas, assegurando, sobretudo, a instalação da agroindústria em consonância com a preservação ambiental”, explicou.

Questionado sobre o setor industrial, Grangeiro comentou. “No Distrito Aquilino Mota Duarte, o Governo de Roraima tem trabalhado na urbanização do polo favorecendo pavimentação, calçadas, iluminação, além do ordenamento territorial, reconhecendo a importância dos empreendedores daquela região”, concluiu.

REALIZAÇÕES NO ITERAIMA

Os desafios enfrentados no Iteraima (Instituto de Terras e Colonização), também foram questionados. “Em 2018, pegamos uma secretaria extremamente importante para o desenvolvimento estadual. Porém, o Iteraima se encontrava completamente sucateado, com poucos veículos e sem condições de trabalho, computadores obsoletos, servidores desmotivados e com salários atrasados, entre outras situações desfavoráveis, mas logo executamos a reestruturação da pasta cumprindo diversos desafios, dentre eles tornar real o papel do Instituto na gestão fundiária patrimonial do Estado, promovendo o exercício de cidadania, fomentando segurança jurídica, levando oportunidade e dignidade para a população urbana e rural”, destacou.

AQUI TEM DONO

Sobre o Programa Aqui Tem Dono, Grangerio explicou passo a passo as estratégias traçadas junto ao governador Antonio Denarium. “Nossa primeira meta foi iniciarmos a conclusão do processo de transferência das terras da União para Roraima, ajustando a lei com nossa bancada federal. A segunda, foi promovermos a regularização de 7.500 lotes rurais e urbanos, que ao final de 2022 concluímos 3.900 títulos definitivos, ou seja, já trabalhamos mais de 50% do objetivo. Na terceira meta foi a integração institucional e com a Seadi coordenando o eixo de desenvolvimento sustentável do Plano Roraima 2030, vinculamos institucionalmente várias ações entre o Iteraima, Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Desenvolve RR, Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa) e Aderr (Agência de Defesa Agropecuária)“, comentou.

E ainda enfatizando a integração institucional, o secretário avaliou os benefícios gerados para as demais secretarias. “Atuando neste perfil, o Governo de Roraima garantiu mudanças importantes nas instituições, promovendo a reestruturação de prédios, além da aquisição de novos equipamentos de informática e veículos, dando condições de trabalho para os servidores e melhor atendimento à sociedade. Também – a partir do reordenamento administrativo do nosso Estado – está sendo desenvolvido um banco de dados com informações geoespaciais, onde as instituições afins irão trabalhar juntas pelo desenvolvimento regional”, concluiu.