DESENVOLVIMENTO RURAL
Governo entrega kits de pesca em Santa Maria do Boiaçu
Mais segurança, conforto e dignidade nos serviços
Por Michel Sales
em 16 de março de 2023

Foto: Ascom/Seadi
Atividade pesqueira garante sustentabilidade ambiental e econômica das comunidades rurais

Com objetivo de fomentar condições dignas de trabalho aos pescadores do Baixo Rio Branco, o Governo de Roraima, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), realiza a entrega de 67 barcos, 167 kits completos de pesca, 1.600 mudas de açaí e 100 pés de acerola, na Vila Santa Maria do Boiaçu, região de Rorainópolis, neste sábado, 18.

A ação social também contará com a presença de autoridades públicas prestigiando o desenvolvimento local. “Os kits de pesca são compostos por motor rabeta, caixa térmica e rede de pesca. Todo este aparato refere a continuidade das ações de desenvolvimento do Baixo Rio Branco na gestão do governador Antonio Denarium favorecendo quem trabalha e produz”, destacou Márcio Grangeiro, titular da Seadi.

Para o coordenador de aquicultura e pesca, Wolney Costa, os kits beneficiarão as famílias ribeirinhas, assegurando mais eficácia aos serviços, renda e sustentabilidade. “A conquista destes equipamentos também insere autonomia ao povo de Santa Maria do Boiaçu que lida com a pesca de matrinxã e pacu na região. Nesse intuito, o Governo do Estado beneficia a população local com segurança, conforto e dignidade nos serviços”, reforçou.

VALORIZAÇÃO DAS CULTURAS

As populações que habitam o Baixo Rio Branco são familiares ribeirinhos que vivem basicamente do extrativismo vegetal e da pesca artesanal, sendo alguns deles também agricultores familiares.

Nesse entendimento, o Governo de Roraima vem promovendo ações de segurança alimentar na região, garantindo suporte para o abastecimento do pescado, apoio técnico agrícola e incentivos econômicos facilitando autonomia dos serviços e continuidade das atividades extrativistas.

E sendo a base alimentar destes povos composta também pela coleta das essências florestais, o Governo do Estado tem levado mudas frutíferas – nativas e não nativas – para auxiliar a base alimentar na região. Outro amparo importante a ser implementado na localidade será o beneficiamento da farinha, onde o Estado já está articulando a aquisição dos equipamentos.

A olericultura (ramo da horticultura que abrange plantas hortaliças) é outro estímulo do Governo de Roraima no Baixo Rio Branco, onde os povos locais poderão cultivar pimenta de cheiro, tomate, alho, pimentão, entre outros produtos, aprendendo a lidar com canteiros e hortas.

PESCA NA AGRICULTURA FAMILIAR

A pesca é uma importante atividade econômica na agricultura familiar, esperançosa para a geração de renda e o abastecimento alimentar das comunidades rurais. A pesca artesanal, praticada em pequena escala, é uma das principais formas de pesca na agricultura familiar, sendo realizada em rios, lagos, açudes e barragens.

Na pesca artesanal, os pescadores utilizam técnicas simples e tradicionais, como redes de pesca, anzóis, tarrafas e armadilhas. Além disso, muitos pescadores complementam a renda com a venda de pescado fresco ou processado, como filés, defumados e conservas.

A pesca na agricultura familiar também contribui para a preservação do meio ambiente, uma vez que os pescadores têm um conhecimento profundo dos ecossistemas aquáticos e utilizam práticas de pesca sustentáveis, respeitando os períodos de defesa e as espécies em risco de extinção.

No entanto, apesar da importância da pesca na agricultura familiar, os pescadores enfrentam desafios como a escassez de recursos hídricos, o abastecimento dos rios e a concorrência com a pesca industrial. Além disso, a falta de políticas públicas de apoio à pesca artesanal pode dificultar o acesso a financiamentos, equipamentos e tecnologias que poderiam melhorar a produtividade e a qualidade do pescado.

Por isso, é fundamental que o Estado desenvolva políticas de incentivo à pesca artesanal na agricultura familiar, promovendo a organização dos pescadores em cooperativas e associações, garantindo o acesso aos mercados e apoiando a recepção do pescado. Dessa forma, será possível fortalecer a atividade pesqueira e garantir a sustentabilidade ambiental e econômica das comunidades rurais.

Entrega de Kits de pesca

Vila Santa Maria do Boiaçu