AGRICULTURA FAMILIAR
Agro em Campo percorre cinco municípios nesta semana
Dignidade, sustentabilidade e infraestrutura de Norte a Sul de Roraima
Por Michel Sales
em 12 de março de 2023

Compartilhe

Foto: Ascom Seadi
Programa envolve diversas etapas do processo produtivo

Iniciando o mês de março, o Agro em Campo realiza uma vasta programação rural até o dia 26, abrangendo as regiões de Boa Vista, Cantá, Alto Alegre, Mucajaí e Baixo Rio Branco, com o Governo de Roraima levando serviços essenciais, mecanização, apoio técnico e econômico aos pequenos produtores.

Na última sexta-feira, 10, o circuito percorreu o Novo Passarão, depois seguiu até a Vila Apiaú, em Mucajaí, no sábado, 11, com a presença do governador Antonio Denarium. “Em todos os municípios, o Governo do Estado vem garantindo força sobre as ações produtivas, recuperando pontes e estradas, assegurando apoio total para quem trabalha pelo desenvolvimento roraimense. Em Mucajaí, a população rural tem recebido tratores, insumos, sementes, plantadeiras e demais recursos para suprir 202 hectares na região”, destacou Denarium.

Para o secretário Márcio Grangeiro, o Agro em Campo também tem um papel fundamental na preservação ambiental. “A adoção de práticas conscientes, como o plantio direto, a rotação de culturas e a integração lavoura-pecuária, obedecem a conservação dos recursos naturais. Nesse intuito, o Agro em Campo atua como uma atividade essencial para a economia familiar e alimentação populacional, agregando a evolução de práticas sustentáveis ​​e inovações tecnológicas, garantindo produtividade e competitividade no mercado”, reforçou o titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação).

Nos olhos do produtor Elias Pereira, 65 anos, estava o semblante de uma realização já muito esperada. Na região, o agricultor lida com milho, mandioca e feijão há 20 anos. “Vejo Roraima passando por uma grande transformação iniciada com a regularização fundiária, com programas sociais e ambientais, sobretudo, com atendimento nas porteiras, tirando o homem do campo do cabo da enxada com iniciativas públicas asseguradas por uma nova geração política roraimense que faz o povo caminhar para frente”, concluiu.

O Agro em Campo é uma realização do Governo de Roraima por meio do Eixo de Desenvolvimento Sustentável: Seadi, Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Iteraima (Instituto de Terras e Colonização), Femahr (Fundação do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária), Desenvolve RR, com apoio do Sebrae-RR, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Faerr (Federação de Agricultura e Pecuária) e Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).

 

INVESTIMENTOS

Em 2022, a Agricultura Familiar e Indígena colheu mais de três mil hectares de grãos. No mesmo ano, mais de 7 mil títulos definitivos: urbanos, rurais e no Distrito Industrial também foram entregues. Ainda no campo, 100 tratores foram adquiridos para beneficiar a população rural, além de 49 caminhões, 45 carretas, 600 kits de pesca, 1.500 implementos agrícolas e 1.000 casas de farinha.  Em 2023, o Estado ainda deve implementar sua bacia leiteira com a aquisição de 5.000 matrizes prenhas por inseminação artificial.

 

AGRO EM CAMPO

O Agro em Campo envolve diversas etapas do processo produtivo, desde a preparação do solo até a recepção dos produtos. As técnicas utilizadas para o cultivo e criação de animais evoluíram ao longo dos anos, com a adoção de práticas energéticas e tecnologias inovadoras que visam aumentar a produtividade e reduzir o impacto ambiental.

Além disso, o Agro em Campo também envolve o processamento de alimentos, como o beneficiamento de grãos e a produção de leite e carnes. Essa etapa é fundamental para garantir a qualidade dos produtos e agregar valor à produção.

O setor agropecuário é um dos mais importantes da economia brasileira, sendo responsável por cerca de 23% do PIB (Produto Interno Bruto) do país. A agricultura e a pecuária são atividades essenciais para a produção de alimentos, abastecimento de mercados e geração de empregos.